Florianópolis é líder em inovação aberta e empresa de SC está no top 3 do 100 Open Startups
A plataforma 100 Open Startups anunciou o ranking anual de inovação aberta que é uma das principais premiações em empreendedorismo do Brasil. O evento realizado na noite do dia 18 de outubro reconheceu empresas, ecossistemas e cidades que lideram a geração de novos negócios entre startups e corporates.
Para a elaboração do Ranking 100 Open Startups em 2023 foram reunidos mais de 54 mil contratos de negociações entre 5.348 corporações e 4.177 startups. A partir desses dados, a plataforma celebrou 15 anos de inovação aberta no Brasil reconhecendo os principais atores de desenvolvimento do ecossistema e apresentou novas categorias em sua premiação. Uma das novidades foi a lista de TOP 25 Open Cities, que reconheceu Florianópolis como o município com a maior densidade de startups envolvidas em contratos de inovação aberta por habitante. As cidades de Joinville e Blumenau também foram indicadas e conquistaram a 14ª e 17ª colocação, respectivamente.
Santa Catarina também foi destaque na premiação ao conquistar a vice-liderança no ranking geral das 100 startups líderes em inovação aberta com a healthtech Weknow. A empresa com sede em Joinville é associada à ACATE por meio do polo regional Softville e participa da Vertical de Negócios de Saúde. A Associação Catarinense de Tecnologia, a qual possui programas voltados para o relacionamento entre empresas como o LinkLab e as Verticais, foi reconhecida na premiação como o melhor ecossistema do estado e conquistou a 12ª colocação nacional em um universo de 908 agentes do ecossistema.
O evento ainda ressaltou o importante papel de atores do ecossistema na promoção de iniciativas que conectam empresas, sendo essas instituições reconhecidas como apoiadoras na geração de novos negócios por 79% das startups premiadas no ranking.
TOP 100 Open Startups e líderes de segmentos de mercado
O final do evento reservou o momento mais aguardado, que era a premiação das startups líderes em seus segmentos e a divulgação do ranking das 100 mais relevantes em Open Innovation de 2023. Além da catarinense Weknow que está no ranking geral e também ocupa a primeira posição entre as Healthtechs, outras associadas ACATE se posicionaram no top 10 de diferentes categorias.
Entre as startups consideradas scale-ups, categoria que leva em conta a faixa de faturamento, investimentos recebidos ou número de clientes corporativos, três catarinenses se destacaram, foram elas: Pulses (2ª), Portábilis (5ª) e Gofind (7ª).
Em 13 categorias de áreas de atuação no mercado figuram 19 catarinenses associadas à ACATE. Entre as Foodtechs, a startup Neokohm, de Chapecó, conquistou a primeira posição e a Organa Biotech, de Joinville, está em 6º lugar. Na vice-liderança, a Vibbra aparece na categoria de Marketplace, assim como, Rampfy no segmento de Productivity.
Na quarta colocação, três associadas estão no ranking: a Nanoscoping, na categoria de Biotech, a Keeps, entre as Edtechs, e a Loginfo, em Logtechs. O quinto lugar entre as Agritechs é ocupado pela ManejeBem, da mesma forma que a Voltbras está no segmento de Mobility.
Completam a lista de catarinenses nos ranqueamentos segmentados a Apipass (em Big Data) em sexto e as startups Mub (em Productivity), Omnihunter (em Marketplace) e Predialize (em Construtech) em sétimo lugar. Na oitava posição aparecem as empresas Mobway (em Mobility) e Startup Mundi (em EdTech). Nas categorias de Martechs e Healthtechs com a nona posição figuram as startups Monking e GnTech.
TOP 100 Open Corps
No montante de 5.348 corporações que realizaram negociações com startups visando promover a inovação em suas atividades, estão companhias que fazem parte do ecossistema da ACATE por meio de programas como o LinkLab, as Verticais de Negócios e o Clube de Mantenedores.
No ranking de corporates líderes em conexões de inovação aberta, a Ambev e ArcelorMittal lideram como as mais relevantes empresas. Ambas já inovaram com o programa LinkLab da ACATE, que acompanha todo ciclo de inovação das corporações levantando desafios para encontrar soluções de startups. Dentre outras outras corporações do LinkLab que figuram na lista estão a Vale (73ª) e a Whirlpool (78ª), a qual conquistou o primeiro lugar na categoria Indústria Eletroeletrônica e Mecânica.
No ranking geral, a MRV, que é mantenedora da Vertical Construtech da ACATE, está na 28ª posição. Os mantenedores da ACATE Inovabra, representado pelo Bradesco, e a Cooperativa Únilos, representada pela Cooperativa Ailos, estão nas posições 27 e 51, respectivamente.
No categoria de Middle Market, de empresas com faturamento de R$ 200 milhões até R$ 1 bilhão, aparecem no ranking as associadas Sankhya (27ª), Softplan (28ª), Unifique (63ª) e Neogrid (90ª).
Para conferir o Ranking Top 100 Open Startups completo, clique aqui.
*Imagem: SBT News
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.