Destaques

06/jul/2020

ACATE fortalece ações nos polos regionais de Santa Catarina

Nova diretoria pretende nos próximos semestres trazer um novo olhar para a entidade, facilitando a integração com todas as regiões do estado
A nova gestão da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que tomou posse em começo de junho, pretende capilarizar ainda mais a entidade por todo o estado catarinense. Por meio de novos diretores e parcerias com instituições que promovem e representam o setor de tecnologia em Santa Catarina, a ACATE passa a estar presente em todas as regiões do estado. Parte dessa mudança é a inclusão de Grande Florianópolis como polo regional, que passa a ter Gérson Schmitt, fundador da Paradigma e membro do conselho da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), como diretor responsável.

À frente da nova diretoria, o presidente Iomani Engelmann Gomes planeja ações para o próximo semestre que solidifiquem e desenvolvam ainda mais o ecossistema. Entre elas, estão a realização do programa de apoio à governança dos polos parceiros, o compartilhamento de metodologias de captação e retenção de associados, ações de integração entre as equipes da ACATE e de cada um dos polos e o desenvolvimento de meios remotos de engajamento entre a entidade e os associados dos polos.

A nova vice-presidência de Integração, sob o comando de Nelissa Branco, que também ocupa o cargo de vice-presidente do Orion Parque Tecnológico, pretende nos próximos semestres estadualizar os projetos bem sucedidos de cada uma das regiões. “Com essas ações queremos equalizar e beneficiar os associados de todos os polos do estado. A intenção por trás do novo polo de Grande Florianópolis é aproximar todas as regiões de forma equilibrada, facilitando a integração da entidade com os outros lugares do estado”, afirma Branco.

Nos últimos quatro anos, integrar as empresas e as várias regiões do estado também foi uma das principais bandeiras da gestão de Daniel Leipnitz. Com uma aproximação intensa com os polos de inovação catarinenses e a reestruturação do modelo de convênio, a Associação alcançou 1.400 empresas associadas, com nove polos conveniados.

Confira os diretores atuais de cada região:

Médio Vale do Itajaí — Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft)

Diretor Henrique Bilbao, CEO da Ezok
Alto Vale do Itajaí — Núcleo de Informática da Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS)
Diretor Ricardo Nunes, CEO da GT2A Sistemas
Região Serrana — Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense
Diretor Valmir Tortelli, presidente da NDD
Oeste — Polo Tecnológico do Oeste Catarinense – DEATEC
Diretora Sinara Perosa, sócia administradora da Inova Soluções Tecnológicas
Norte — Fundação Softville 
Diretora Karin Schmidlin, CEO Communitech
Microrregião de Tubarão — Núcleo de Base Tecnológica da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT)
Diretor José Roberto Pereira, CEO da New Soft
Microrregião de Criciúma — Núcleo de Base Tecnológica Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) 
Diretor Rafael Rosso Fernandes, CEO da Box Tecnologia
Grande Florianópolis — Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)
Diretor Gérson Schmitt, fundador da Paradigma
Brusque — Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação (CITI)
Diretor Vanderlei Albino, CEO da Saymon e Co