Associadas

12/nov/2018

Ahgora lança programa de parceria para simplificar rotina das contabilidades

Empresa oferece ferramentas gratuitas para que contabilidades possam automatizar a gestão de ponto dos clientes, cumprir facilmente prazos do eSocial e ter mais tempo para se dedicar a ações estratégicas e de consultoria

Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Ernst & Young, considerada uma das dez maiores empresas de serviços profissionais do mundo, aponta que 2 bilhões de empregos serão eliminados até 2030 como resultado do uso da tecnologia. Com isso, diversos segmentos terão que se reinventar, entre eles o da contabilidade. Serviços operacionais, como balancete e folha de pagamento, serão substituídos aos poucos por uma atuação mais estratégica junto aos clientes e com foco em consultoria. Foi pensando nisso que a Ahgora, desenvolvedora de  softwares e hardwares ligados à gestão de presença e ponto, desenvolveu o programa Contabilidades Parceiras.

 

Com o programa, as  contabilidades tem a possibilidade de usufruir gratuitamente de ferramentas que proporcionam aos escritórios contábeis toda a agilidade, facilidade e precisão das informações do ponto dos seus clientes. Assim, automatizam as atividades operacionais, acabam com o retrabalho, fazem a gestão dos dados totalmente online no sistema (sem papéis e planilhas) e ainda conseguem reduzir em até 60% o tempo dedicado às tratativas das informações de ponto dos clientes.

 

A economia no tempo libera as contabilidades a se dedicarem a ações que geram mais valor aos clientes, tendo uma atuação mais estratégica. Para o economista Michel Martins, 35, sócio do escritório da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial em Florianópolis, quando as contabilidades oferecem serviços mais consultivos, identificam que existe muita demanda. “Com a contabilidade cada vez mais online é primordial ter uma atuação mais consultiva, oferecer outros serviços e prestar uma assessoria mais abrangente aos clientes”, explica.

 

O escritório da franquia NTW, atuante desde 2017, nasceu 100% digital. Para Martins, o desafio é saber quais ferramentas podem ajudar no dia a dia e quais são as mais adequadas para cada empresa. Com base no porte da organização, a contabilidade consegue definir quanto a automatização vai ajudar nos processos. “A partir disso, o papel do contador é fazer o cliente entender a vantagem das ferramentas e incentivar o uso. Com isso todos ganharão em agilidade e eficiência: tanto os escritórios, quanto seus clientes”, diz.

 

Programa Contabilidades Parceiras Ahgora

O programa disponibiliza três ferramentas para ajudar as contabilidades a automatizarem processos operacionais e ganharem mais tempo para se dedicarem a atividades estratégicas ou mesmo atenderem clientes com o mesmo recurso humano.

 

As ferramentas são o software de gestão de ponto em nuvem, o Ahgora PontoWEB; o aplicativo de captura de ponto por meio de reconhecimento facial, o Ahgora Multi; e, o Dashboard da Contabilidade, onde é possível analisar e gerenciar em uma única tela as pendências dos clientes sobre a tratativa do ponto dos colaboradores, bem como informações relativas às inconsistências do eSocial.

 

Assim o escritório contábil faz a gestão da jornada de trabalho dos próprios colaboradores e, quando os clientes adquirem o sistema Ahgora PontoWEB, passam a ter acesso às informações de ponto dos seus clientes de qualquer lugar, tudo online e em tempo real. Ainda recebem alertas para resolver inconsistências dos clientes do eSocial, fecham a folha de pagamento muito mais rápido e automatizam as rotinas burocráticas e operacionais.

 

Para Michele Ibagy, 39, sócia e gerente de Gestão de Pessoas da MK Soluções Empresariais, a parceria com a Ahgora foi uma solução para facilitar a vida dos clientes. “A parceria facilitou muito no quesito implantação de ponto, controle de jornada e mudanças que houveram com a legislação”, conta. Outra vantagem destacada por ela foi ter acesso em tempo real às batidas de ponto dos colaboradores dos clientes. “Isso fez com que a gente conseguisse trazer uma solução bem confiável e de fácil manuseio. Desde o cliente mais simples até o de complexidade maior consegue implantar e utilizar as ferramentas que oferecemos através do sistema da Ahgora”.

 

Um dos propósitos do trabalho de Michele é dar mais agilidade aos departamentos de RH internos das empresas, que precisam agir em conjunto com o escritório de contabilidade para que as organizações alcancem resultados melhores. Com a transformação digital, os setores de RH também passaram a utilizar a tecnologia para simplificar processos e assumiram a responsabilidade de levantar e analisar informações que vão além do acompanhamento de ponto, folha de pagamento e recrutamento. Esta nova realidade desafia as contabilidades a serem mais proativas e ofertarem serviços diferenciados.

 

A crescente concorrência frente às contabilidades online faz com que, para se manterem competitivas no mercado, os escritórios tradicionais busquem ferramentas para vencer os desafios do dia a dia e encontrem formas de entregar mais valor aos clientes por meio de uma atuação mais consultiva ou oferecendo insights sobre os dados deles para uma gestão mais eficaz.

 

A Ahgora

A Ahgora desenvolve aplicações em gestão de presença, ponto e acesso com o objetivo de aumentar a eficiência operacional das contabilidades e empresas de todos os segmentos, ajudando-as a alcançar resultados melhores e se tornarem mais competitivas. A empresa desenvolve softwares e hardwares que automatizam processos operacionais e integram reconhecimento facial, internet das coisas (IoT) e cloud computing.