Alunos do curso de Programação em Java recebem certificado na ACATE - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias

Notícias

27/abr/2011

Alunos do curso de Programação em Java recebem certificado na ACATE

A Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) entregou nesta quarta-feira (27), certificados de conclusão do curso de Programação em Java para 38 jovens.  Estiveram presentes na cerimônia o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, o vice-presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Arnaldo Bacha de Almeida e representantes das empresas-madrinhas do projeto – AGM T

A Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) entregou nesta quarta-feira (27), certificados de conclusão do curso de Programação em Java para 38 jovens.  Estiveram presentes na cerimônia o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, o vice-presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Arnaldo Bacha de Almeida e representantes das empresas-madrinhas do projeto – AGM Telecom, Dígitro Tecnologia, Pixeon, Segware, Softplan/Poligraph, Suntech, Todo! e VisãoGeo. Parceiros externos também marcaram presença, entre eles SENAC, FAPESC, SEBRAE, IF-SC e Colégio Catrinense.
O treinamento, com duração de dois meses, foi oferecido a jovens entre 17 e 25 anos que não estavam empregados. A metodologia mesclou aulas teóricas e práticas sobre Java básico, banco de dados, JDBC e J2EE. As aulas foram ministradas por instrutores da empresa V.Office.
          
Mão de obra qualificada
“Para nós, da ACATE, a capacitação da mão de obra sempre foi uma preocupação. Sabemos que o mercado catarinense não tem profissionais compatíveis com o número de vagas oferecidas. Por isso, o curso de Programação em Java é tão importante. Estamos alinhados com as necessidades das empresas. A capacitação é mais uma das ações que desenvolvemos junto com os parceiros para beneficiar o setor no Estado” (Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE)
 
“O grande desafio do setor é a carência da mão de obra. Santa Catarina forma, aproximadamente,1353 profissionais por ano nas universidades, de acordo com nossa última pesquisa. É um número bem abaixo do que o setor precisa.  No Brasil são mais de oito mil empresas de software, 2.470 em Santa Catarina. São 430 mil profissionais de TI no País e 16 mil deles aqui no Estado. O que queremos agora, e estamos em constantes negociações, é que o governo nos auxilie na capacitação dos profissionais e que faça políticas públicas para o setor” (Arnaldo Bacha de Almeida, vice-presidente da Softex)

Oportunidade!
Para o estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Saimon Veras da Silveira, o curso de Programação em Java proporcionou um conhecimento que a universidade ainda não abordou em classe. Silveira já foi contratado pela Suntech. “Valeu muito a pena. A maioria de nós, que está na graduação, sabe o quanto essa capacitação é importante no mercado de trabalho. Agora é ganhar experiência e batalhar, cada vez mais, por melhores oportunidades. Porque já sabemos que vagas no mercado de TI não faltam”, comemora.

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700