ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENGENHEIROS REALIZA SEMINÁRIO E LANÇA LIVRO DIA 17 DE NOVEMBRO, EM FLORIANÓPOLIS - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias Polos Regionais

Polos Regionais

31/out/2016

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENGENHEIROS REALIZA SEMINÁRIO E LANÇA LIVRO DIA 17 DE NOVEMBRO, EM FLORIANÓPOLIS

A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) realiza dia 17 de novembro o Seminário “Formando Engenheiros para a Construção do Futuro de Santa Catarina”, na sua sede, em Florianópolis, seguido do lançamento do livro “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã”. O Seminário ocorre durante o dia e as inscrições podem ser feitas no endereço http://ace-sc.com.br/.

A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) realiza dia 17 de novembro o Seminário “Formando Engenheiros para a Construção do Futuro de Santa Catarina”, na sua sede, em Florianópolis, seguido do lançamento do livro “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã”. O Seminário ocorre durante o dia e as inscrições podem ser feitas no endereço http://ace-sc.com.br/. O lançamento do livro, às 19 horas, é um evento, nesta primeira fase, destinado apenas a convidados.

 

A promoção da ACE, entidade precursora do Sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia), tem por objetivo homenagear o cinquentenário de graduação dos 12 primeiros engenheiros em Santa Catarina, em 1966, na então Escola de Engenharia Industrial (EEI). A EEI, cujo primeiro vestibular ocorreu em 1962, oferecendo vagas inicialmente apenas para Engenharia Mecânica, foi a pioneira das Engenharias no Estado, e deu origem ao conceituado Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que já formou mais de 3.000 engenheiros desde então e é considerado um dos três melhores do País.

 

A obra “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã” tem 224 páginas, em cores, e foi pesquisada e editada em estilo jornalístico. Resulta de depoimentos dos pioneiros engenheiros e seus familiares, bem como da contribuição de um grande número de fontes especializadas e 18 articulistas convidados. Além de recuperar, em detalhes, inéditos registros do passado, oferece também abrangentes e atualizadas informações sobre o presente da Engenharia Mecânica, a posição de líderes de entidades e associações de classe e as demandas, os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho. Prognostica, também, questões cruciais e instigantes sobre as tendências deste segmento da Engenharia para o futuro próximo.

 

Os 12 primeiros engenheiros mecânicos graduados em 1966 (em ordem alfabética) são: Adalberto José Ramos Campelli, Antônio Luiz Pereira, Cesar Seara Junior, Fanor Carlos Espíndola, Fausto Moreno de Mira, Gerson Wanderley Leal, Hyppólito do Valle Pereira Filho (falecido), Ivo Raul d'Aquino Silveira (falecido), Mário Vieira Filho, Otávio Ferrari Filho, Pedro Isaú Conti (falecido) e Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira.

 

O conselho editorial do livro foi composto por 10 engenheiros integrantes da ACE, tendo como coordenadores o professor Otávio Ferrari Filho (ex-presidente da ACE e representante da turma de 1966) e o professor Roberto de Oliveira, diretor técnico da ACE, que assinam, respectivamente, o prefácio e a introdução da obra. A apresentação é do presidente da ACE, engenheiro Carlos Koyti Nakazima.

A coordenação operacional do projeto é do engenheiro Ivan Rezende Coelho, da ACE. A concepção e coordenação editorial é da Redactor Comunicação, dirigida pelo jornalista Mário Xavier, que coordenou a pesquisa, redação e edição do livro, cuja direção de arte, capa e projeto gráfico ficaram a cargo dodesigner Alexandre Oliveira, da Infinitta Leitura – Editora Personnalité. A capa é criação de Alexandre Moraes, com base em foto do acervo dos graduados de 1966 e outra de 2016, de Henrique Almeida, da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom).

 

Mais informações:

 

– No âmbito da ACE: Eng. Ivan Rezende Coelho, [email protected], fone (48) 3248-3553 e (48) 9823-0218.

– Representante da Turma de 1966: Eng. Otávio Ferrari Filho, [email protected], fone (48) 9980-8001.

– Coordenador do Conselho Editorial: Eng. Roberto de Oliveira, [email protected], fone (48) 9980-0342.

– Autor/editor: Jorn. Mário Xavier, [email protected]. 

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700