Associadas ACATE podem apoiar jovens aprendizes do curso de Programador de Computador do SENAI/SC
A ACATE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC) fecharam uma parceria para apoiar a formação de estudantes no curso de programador de computador.
A ACATE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC) fecharam uma parceria para apoiar a formação de estudantes no curso de programador de computador. Pela parceria, as empresas associadas podem contratar os estudantes como aprendizes, de acordo com o Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal, ou contribuir com o vale transporte, apadrinhando um jovem com o fornecimento do vale para que ele chegue ao curso ou ao trabalho.
O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para promover formação técnico-profissional de adolescentes e jovens, ampliando as possibilidades de inserção desses no mercado de trabalho. Podem ser contratados jovens de 14 a 24 anos, que estejam frequentando a escola e inscritos em um programa de aprendizagem, como por exemplo, o curso oferecido pelo SENAI/SC. São obrigados por lei a contratarem jovens aprendizes os estabelecimentos de qualquer natureza com mais de sete empregados. É facultativa, porém, a contratação de aprendizes pelas microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive as que fazem parte do Simples.
As associadas a ACATE que quiserem contratar um jovem aprendiz deverão fazê-lo com uma carga horária máxima de 20 horas semanais. A participação no Programa exige uma carga horária de até 40 horas semanais, das quais, 20 horas são utilizadas nas aulas do programa de aprendizagem. Já as empresas que desejarem apoiar os jovens com o vale transporte precisarão obter o número do cartão de transporte do estudante e, mensalmente, creditar nele o valor referente ao passe. O SENAI/SC irá informar mensalmente para a empresa o número dos dias letivos, além da frequência e aproveitamento dos alunos no curso. O apoio no vale transporte deverá ser mantido até o mês de dezembro deste ano.
O curso de Aprendizagem Industrial Programador de Computador do SENAI/SC está sendo ministrado para uma turma composta por 35 alunos, em Florianópolis, desde fevereiro até dezembro deste ano. O aluno é capacitado para desenvolver programas de baixa complexidade para computadores, com a interface gráfica e conexão com base de dados. Entre as disciplinas estão: informática básica, introdução à programação, linguagem de programação web, desenhos e animação, serviços de rede e internet, web design e criação e manipulação de banco de dados.
Informações sobre esses procedimentos podem ser obtidas com Juliana Goulart, na administração da ACATE, pelo telefone (48) 2107 2729 ou pelo e-mail [email protected]
Asessoria de Imprensa da ACATE