BRGames: jogos vencedores do concurso já estão disponíveis na Internet
Os dez jogos vencedores do concurso BrGames 2009 já estão disponíveis na internet, na página www.brgames2009.com.br. Originalidade, criatividade, capacidade técnica, viabilidade comercial e potencial de publicação internacional foram os critérios usados pela Comissão Técnica do edital que selecionou os jogos eletrônicos em março deste ano. Sete projetos desenvolvidos por pessoas físicas receberam R$ 70 mil, e três empresas receberam 140 mil para o desenvolvimento dos demos, sendo R$ 28 mil vindos da própria empresa.
Os dez jogos vencedores do concurso BrGames 2009 já estão disponíveis na internet, na página www.brgames2009.com.br. Originalidade, criatividade, capacidade técnica, viabilidade comercial e potencial de publicação internacional foram os critérios usados pela Comissão Técnica do edital que selecionou os jogos eletrônicos em março deste ano. Sete projetos desenvolvidos por pessoas físicas receberam R$ 70 mil, e três empresas receberam 140 mil para o desenvolvimento dos demos, sendo R$ 28 mil vindos da própria empresa.
O objetivo do edital – que nesta edição recebeu cerca de 200 inscritos – é identificar novos talentos e estimular a produção de demos jogáveis com autoria própria, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional. Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, “as propostas apresentadas confirmam a excepcional criatividade brasileira, não só nas soluções gráficas, mas especialmente nos ambientes e personagens desenvolvidos. Os dez selecionados compõem um conjunto variado de jogos eletrônicos, capaz de atrair diferentes segmentos de público, e reúnem boas condições de contratação nos mercados internacionais especializados no formato”.
A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio das secretarias do Audiovisual (SAv/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC), em parceria com a SSOFTEX, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) e do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File).
Mercado Internacional
Além do aporte de capital, os ganhadores participaram de um workshop sobre desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, formatação, produção e mercado internacional. Suas empresas também passaram a integrar a vertical de games do Brazil IT, projeto de internacionalização competitiva.
Os ganhadores também apresentaram seus demos a publishers, compradores e distribuidores internacionais durante a Game Connection, realizada entre os dias 8 e 10 de março, nos Estados Unidos, paralelamente à Games Developers Conference, o principal encontro sobre desenvolvimento de jogos do mundo. Dois contemplados retornaram com negociações encaminhadas.
“Sempre tivemos objetivo de produzir um jogo próprio, criado a partir de uma de nossas idéias. Nossa principal dificuldade era encontrar fontes de financiamento e o BRGames 2009 nos possibilitou isso. Nossa expectativa é lançá-lo mundialmente até setembro deste ano”, afirma Sérgio Jábali, diretor-executivo da Overplay, vencedora do concurso na categoria “empresas” com o “Night Life”, um jogo baseado em administração e comportamento.
“O BRGames 2009 foi um divisor de águas na trajetória de nossa companhia e é, sem dúvida alguma, um importante instrumento de fomento ao setor de jogos eletrônicos no Brasil. Tivemos, graças a ele, a oportunidade de apresentar nosso demo, o Esther Art Gallery, a diversos publishers europeus e norte-americanos”, destaca Tiago Pinheiro Teixeira, vice-presidente de negócios da Interama, também ganhadora do concurso na categoria “empresas”.
Mercado de Jogos Eletrônicos
Segundo dados da Abragames, existem atualmente no Brasil cerca de 60 empresas atuando no desenvolvimento de jogos para diversas plataformas: PC, consoles, Internet e celular. O mercado global de jogos eletrônicos movimentou cerca de US$ 60 bilhões no ano passado. Atualmente, a indústria brasileira de jogos eletrônicos é responsável por 0,16% do faturamento mundial.
Assessoria de Imprensa da SOFTEX