Case brasileiro de microeletrônica é um dos destaques da maior feira de tecnologia do mundo
A área de microeletrônica no Brasil vem recebendo investimentos diretos do governo Federal há alguns anos e já começa a colher frutos. A Chipus Microeletrônica, design house brasileira que desenvolve circuitos integrados analógicos e os licencia em forma de propriedade intelectual (IP), foi escolhida para apresentar dois cases durante a CeBIT 2012, que aconteceu em Hannover na Alemanha de 6 a 9 de março.
A área de microeletrônica no Brasil vem recebendo investimentos diretos do governo Federal há alguns anos e já começa a colher frutos. A Chipus Microeletrônica, design house brasileira que desenvolve circuitos integrados analógicos e os licencia em forma de propriedade intelectual (IP), foi escolhida para apresentar dois cases durante a CeBIT 2012, que aconteceu em Hannover na Alemanha de 6 a 9 de março.
Um dos projetos da start-up, ligada à incubadora MIDI Tecnológico, tem por finalidade o desenvolvimento de conversores de dados de alta-performance otimizados para aplicações em Smart-Grid. Trata-se de um subsistema de conversão analógico-digital (A/D) e digital-analógico (D/A), que apresenta um esquema especial de partilha de blocos, o que confere ao IP economia superior em termo de custo e área de silício. “O IP deste subsistema de conversão de dados foi feito sob medida para um chip de Smart Grid e é o resultado de esforços combinados de pesquisadores da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), Suíça, e engenheiros da Chipus. O resultado é um IP compacto e de alta performance”, explica Murilo Pessatti, CEO da Chipus.
Segundo Murilo,o IP desenvolvido pela empresa foi integrado com sucesso em um chip cuja função é emular um sistema de distribuição de energia. O produto em questão está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Eletrônica (ELab) da EPFL para a multinacional ABB.
Escolhida entre 25 instituições brasileiras da área de semicondutores participantes do programa CI Brasil como o melhor caso de negócios do setor, a Chipus reforça sua posição no mercado nacional e mundial de microeletrônica. “Isto demonstra que a Chipus está ganhando força no mercado internacional de IPs de semicondutores, desenvolvendo e integrando com sucesso IPs de alta-performance e competitivos em chips de ponta”, ressalta Pessatti. “Também será uma ótima oportunidade para a empresa entrar em contato com clientes em potencial no CeBIT, além de investidores”, finaliza.
Case
A Chipus fez duas participações da empresa durante o evento. No dia 06 de março, dedicado à apresentação de oportunidades no setor de Smart Grids (redes inteligentes), a Chipus discorreu sobre a aplicação do IP desenvolvido na área de emulação da rede elétrica e sobre desafios na área de Smart Grid. Já no dia 08 de março, dedicado a semicondutores, a Chipus apresentou o IP no contexto de um caso de sucesso de negócio no setor de semicondutores no Brasil.
Na oportunidade, a Chipus também representou a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). O Brasil é o país parceiro da CeBIT 2012 em uma iniciativa coordenada pela SOFTEX e Apex-Brasil, como parte do Plano Brasil Maior.
Nacionalização
Pessatti lembra que o Brasil está ingressando na lista de países que detém tecnologia própria para o desenvolvimento de circuitos integrados. “Esses projetos garantirão em longo prazo a diminuição do déficit da balança comercial nessa área”, explica o CEO.
Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostram que as importações de Componentes Elétricos e Eletrônicos totalizaram, em 2011, US$ 20,8 bilhões, sendo que US$ 5,1 bilhões só na área de semicondutores.
Perfil
A Chipus Microeletrônica é uma empresa brasileira de semicondutores, integrante do Programa CI Brasil do governo federal. A start-up atua principalmente na área de conversores de dados e circuitos de gerenciamento de energia de alta-performance e baixíssimo consumo. A empresa está ligada ao MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo SEBRAE-SC e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Visite a página da empresa em www.chipus-ip.com
Assessoria de imprensa das empresas incubadas no MIDI Tecnológico