Destaques

19/ago/2019

CIA São José será inaugurado nesta semana

Na primeira fase, o Centro de Inovação tem como principal estrutura o LinkLab, que entrou em operação no dia 8 de agosto

Primeiro centro de inovação do município, o Centro de Inovação ACATE (CIA) São José será inaugurado nesta semana. O empreendimento da Dimas Construções nasce com a proposta de estimular o segmento de tecnologia do município e, em paralelo, desenvolver uma nova centralidade na região próxima à avenida Beira Mar. Além da Dimas Construções, o projeto tem apoio da ACATE e da Prefeitura municipal.

Na primeira fase, o Centro de Inovação tem como principal estrutura o LinkLab, que entrou em operação no dia 8 de agosto. O espaço busca aproximar organizações de médio e grande porte e startups para gerar negócios e parcerias e tem sete empresas como parceiras: Havan, Youcast!, Lojas Koerich, Intelbras, Grupo Dimas, Ostec e Unimed Grande Florianópolis. O CIA São José tem também salas para locação para empresas de tecnologia, espaço de convívio, cafeteria, salas de reunião, copa e estacionamento.

As obras de implantação das próximas fases do projeto iniciam em breve. O Centro de Inovação terá mais salas para receber empresas de tecnologia, auditório e uma área externa com operações de serviços e alimentação. A arquiteta Beatriz Zeglin, da Dimas Construções, diz que a intenção é estimular o trânsito de pedestres entre as avenidas Presidente Kennedy e Beira-Mar e criar uma nova centralidade no local.

Vice-presidente de Mercado da ACATE, Silvio Kotujansky diz que o Centro de Inovação de São José é muito especial. “Nós consideramos que ele será um importante motor de desenvolvimento para região, baseado em nossa experiência com os outros centros de inovação que já estão em funcionamento. São José é um município que tem um potencial e uma vocação econômica enormes, mas que tem uma carência de espaços para empresas de inovação e tecnologia. Com o novo Centro de Inovação, atrelado ao projeto de inovação aberta da ACATE, o LinkLab, nós entendemos que terá início um novo momento para o setor de tecnologia do município”, afirma.

A Dimas Construções iniciou há anos um processo de aproximação com companhias do segmento de tecnologia e com a ACATE. O trabalho gerou mudanças na construtora, com adoção de novas tecnologias no canteiro de obras e nos processos administrativos. Esse é o segundo Centro de Inovação implantado pela empresa. “Hoje podemos dizer que somos uma empresa de tecnologia que constrói”, diz o diretor Daniel Dimas.