Destaques

13/Dec/2021

CIA Sapiens Parque comemora três anos em operação

Centro de inovação, localizado no Sapiens Parque, foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 2018

O Centro de Inovação ACATE Sapiens Parque, localizado no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis (SC), comemorou no dia 12 de novembro três anos de seu lançamento. O CIA foi o último ambiente a ser credenciado pela Rede de Inovação Florianópolis, parceria da Prefeitura Municipal com a Associação Catarinense de Tecnologia.

O CIA Sapiens Parque concentra em seu espaço um Escritório de Promoção da Inovação (EPI), onde empreendedores e interessados em conhecer mais sobre o ecossistema de Florianópolis podem realizar visitas acompanhadas ao ambiente e também saber mais sobre iniciativas de fomento à inovação da Prefeitura e da ACATE. A incubadora da associação, MIDITEC, tem sua sede no local. O programa possui um amplo coworking destinado às empresas participantes e também realiza eventos no local para promover o networking entre os negócios.  

Situado dentro do Parque Tecnológico Sapiens, o CIA está junto a demais atores do ecossistema florianopolitano de inovação, como as empresas BiomeHub, Softplan, Poligraph, Nanovetores e Neoprospecta, além do projeto Fotovoltaica-UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina. E também, próximo de entidades, entre elas, a Fundação CERTI, com seu projeto LabFaber, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Lançamento do CIA Sapiens Parque

A cerimônia de inauguração do ambiente de inovação realizada no dia 12 de dezembro de 2018, teve a presença do prefeito Gean Loureiro e de Daniel Leipnitz, então presidente da ACATE, que hoje exerce a presidência do Parque Tecnológico Sapiens. Também participaram José Eduardo Fiates, ex-superintendente da Fundação CERTI (Centro de Referência em Tecnologia Inovadora) e atual diretor de Inovação e Competitividade na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Felipe Couto, gerente de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Marcelo Camargo, gerente do departamento de programas descentralizados da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Luciano Pinheiro, na ocasião, presidente da ACIF.

O encontro destes diversos atores aconteceu devido às parcerias que viabilizaram a materialização do CIA Sapiens Parque. O centro foi idealizado a partir de um projeto inscrito por empresas associadas à ACATE em um edital da FINEP, que contou com a colaboração do BRDE, da CERTI, ACIF e UFSC em sua viabilização.

Quer conhecer mais sobre o ambiente do CIA Sapiens Parque e os atores que integram o centro? Clique aqui.

Para visitas ao centro, acesse este link e agende. Para agendar atendimentos no EPI, eles podem ser feitos de forma remota e presencial.