Cidade reduz em 90% tempo de espera por serviços públicos
O município de Guaramirim, na região Norte de Santa Catarina, foi premiado por ter um dos projetos de gestão pública mais modernos do país. Há cerca de um ano, a prefeitura da cidade implantou o Sistema Municipal de Protocolo Digital, que digitalizou 100% da solicitação de alguns serviços públicos relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente.
O município de Guaramirim, na região Norte de Santa Catarina, foi premiado por ter um dos projetos de gestão pública mais modernos do país. Há cerca de um ano, a prefeitura da cidade implantou o Sistema Municipal de Protocolo Digital, que digitalizou 100% da solicitação de alguns serviços públicos relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente. A mudança recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018 durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais que aconteceu na última semana, em Lages.
A iniciativa já tinha vencido uma premiação semelhante na versão paranaense do evento, em 2017, por eliminar a necessidade de arquitetos e engenheiros irem até a prefeitura da cidade entregar documentos, pedir a aprovação de projetos, solicitar alvarás de construção, retificação e desmembramento de áreas, certidões de infraestrutura, viabilidade e habite-se, entre outros serviços. Por meio do Portal do Cidadão, sistema baseado na computação em nuvem e disponível via internet, é possível executar as solicitações de qualquer lugar, com o máximo de segurança. As filas para atendimento presencial na sede do executivo municipal deixaram de existir e até o tempo de tramitação das demandas reduziu em quase 90%: antes, serviços como como o alvará de construção levavam 20 dias para serem liberados; nos próximos meses, com a ampliação da ferramenta, a ideia é que esse atendimento seja feito em até 24 horas.
Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Guaramirim, Jiuvani Assing, a tecnologia premiada permite reduzir custos com papel, impressão e manutenção de arquivos. “Os servidores públicos acessam os documentos de forma mais rápida e eles não perdem tempo nem com a busca manual, que foi substituída por um localizador integrado ao sistema que funciona por meio de palavras-chave”, explica.
O Sistema Municipal de Protocolo Digital funciona baseado na computação em nuvem, que mantém os dados armazenados em servidores com alto grau de segurança e os compartilham via internet. Essa base, de acesso comum aos servidores municipais, facilita a troca de informações referentes às demandas dos cidadãos entre todos os órgãos da cidade, o que aumenta a transparência e permite acompanhar o andamento do trabalho e identificar onde o fluxo foi interrompido, no caso de atrasos. O sistema inédito em Santa Catarina foi desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista no desenvolvimento de plataformas baseadas em cloud computing para a gestão pública. Outros municípios já estão testando a plataforma, como Concórdia, no Oeste. Em Rio do Sul, cidade da região do Alto Vale do Itajaí, o executivo municipal já trabalha na homologação do sistema.
Sobre a IPM
A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.