Destaques

04/Aug/2022

Cidades inteligentes na estreia do Tech Talks Floripa Square

Cases de Orlando e Medelín serão apresentados no evento que faz parte do Floripa Conecta

O mês de agosto na capital de Santa Catarina vai ser de conexões entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade. Entre os dias 4 e 14, acontece a 2ª edição do Floripa Conecta, um movimento com mais de 50 atrações programadas em vários locais da capital, como forma de estimular os segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento, ampliar as conexões entre a população e atrair turistas. O mês de agosto foi o escolhido para a realização do evento, por ser um dos meses de menor movimento turístico e econômico da cidade.

A programação reúne diversos temas nas áreas de turismo, economia criativa, marketing, audiovisual, design, artes, música, gastronomia, cultura e tecnologia. Entre as atrações do movimento, o Floripa Square promove o Tech Talks Cidades Inteligentes: Unity + Autodesk para Gestão de Cidade. O evento no dia 12 de agosto é destinado a gestores do setor público, empresários do desenvolvimento imobiliário, profissionais de tecnologia, inovação, desenvolvimento de games e imprensa especializada.

O Tech Talks quer promover o debate sobre tecnologias que se tornaram excelentes ferramentas na gestão eficiente, integrada e sustentável de cidades, como conta Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta. “Neste debate, Daniel Cavaretti e Arthur Colombini, gestores da Pars, distribuidora que representa exclusivamente no Brasil as empresas Unity e Autodesk, vão mostrar como a tecnologia alcançou os três pilares de sustentabilidade, sendo: social, aumento do bem-estar da população; ambiental, redução nos impactos ambientais na fauna e flora local, e econômico, redução de custos na gestão dos municípios. Essas inovações ampliam o leque de possibilidades para que os desafios em comum dos municípios sejam superados”.

TECH TALKS FLORIPA SQUARE TRAZ CASES DE ORLANDO E MEDELÍN

Os palestrantes vão apresentar as cidades inteligentes, os desafios e as oportunidades a partir dos cases, como Orlando (EUA), uma cidade que recebe turistas do mundo todo, com uma gestão pública que se torna cada vez mais tecnológica, como o recente projeto de criação do gêmeo digital da cidade, ou seja, Orlando está ganhando uma versão completamente digital.

Outro case será a cidade colombiana de Medelín, que acumula diversos prêmios quando o assunto é cidades criativas e inteligentes. “Com os problemas que toda grande cidade tem, Medelín representa o que pode ser feito na América Latina quando se fala em gestão pública. A cidade potencializou seu poder de gestão da ocupação de solos com as ferramentas de planejamento e projeto da Autodesk. Um grande exemplo é o case da Empresa de Desarrollo Urbano de Medelín (EDU) que adotou as plataformas Autodesk e conseguiu elaborar modelos tridimensionais representando toda a cidade economizando 45% de tempo no processo de planejamento. Já as novas moradias são 28% mais eficientes em termos de consumo energético”, relata Thaynan.

A criação de um gêmeo digital gera inúmeras oportunidades, tanto para o poder público quanto para a população, que entende com mais facilidade os novos projetos e propostas para a cidade. “O governo tem um olhar de cima pensando em logística e urbanismo. O gêmeo digital permitirá também que seja usado como modelo para mostrar a região para empresas e desenvolvedores interessados em investir na cidade, completa o diretor do Floripa Conecta.

Esta será a primeira edição do Tech Talks Floripa Square. “Acreditamos que o Cidades Inteligentes será uma excelente oportunidade para angariar conhecimento, compartilhar experiências, promover conexões entre grandes empresas de tecnologia, stakeholders da região e desenvolvedores, pensando no presente e futuro da Grande Florianópolis”, afirmam Valton Werner Jr e Gabriela Gretter, sócios e idealizadores do Floripa Square, um marco em inovação em mídia e criação de conteúdos que atravessam fronteiras.

A programação do Tech Talks Floripa Square, começa às 15h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link:  https://forms.gle/XpUJGM2tHfmoAD9q8

O Floripa Square Hub, fica na Rua Fúlvio Aducci, 627, 12º andar, no bairro Estreito.

Sobre o Floripa Square

O Floripa Square é uma megatela de LED com 350m2, no mais exclusivo rooftop da capital catarinense. A mais de 50m de altura marcas impactam as vias mais importantes e movimentadas da cidade e as orlas residenciais com maior poder aquisitivo e com elevada concentração de moradores por metro quadrado. Já dentro da megatela do Floripa Square, uma área de quase mil metros quadrados, ambientes e infraestrutura formam um hub especialmente desenvolvido para estratégias e experiências em ativações de marketing, networking e criação de conteúdos relevantes que são disseminados pelas redes sociais, com grande alcance e engajamento.

Sobre a Unity e a Autodesk

A Unity, é uma engine de desenvolvimento de games no mercado há 18 anos, que hoje atua também como uma potente ferramenta que usa sua tecnologia para criar gêmeos digitais e realidade estendida. Enquanto a Autodesk se utiliza de imagens para modelagem 3D e criação de novas realidades. Juntas, promovem um ambiente de interação para que gestores possam usar melhor o dinheiro público, coletar dados e prototipar soluções pensando na experiência e necessidades dos cidadãos. Um ambiente que gera ainda mais recursos para que desenvolvedores e designers criem experiências gamificadas e ainda mais imersivas. No Brasil, a Unity e a Autodesk são representadas exclusivamente pela distribuidora Pars, que faz parte do Grupo Sonda, a maior companhia latino-americana de distribuição, soluções e serviços de TI.

Mais informações sobre o Floripa Square, acesse https://floripasquare.com.br