Com 2 milhões de usuários, startup ClipEscola expande com digitalização de atividades de ensino
A obrigatoriedade do ensino remoto desde o início da pandemia levou instituições, profissionais, alunos e pais a adotarem cada vez mais ferramentas digitais para acompanhar o desenvolvimento do aprendizado. Uma oportunidade para as edtechs ampliarem soluções e o uso de sistemas próprios – como é o caso da ClipEscola, startup fundada em 2014, em Florianópolis, que desenvolveu plataforma que digitaliza mais de 200 atividades operacionais nas escolas. A ClipEscola é associada à ACATE.
“Os sistemas de gestão resolvem bem as questões de notas, históricos e fechamento de caixa, mas quando o assunto é organizar a troca de informações entre escola, colaboradores, pais, alunos e terceiros, existe uma lacuna enorme”, conta Marcos Matias, CEO e cofundador da ClipEscola. Desde que entrou no mercado educacional, em 2016, a empresa já forneceu o sistema para 1,6 mil instituições de ensino de diversos portes, desde escolas regulares a cursos livres.
A tendência de crescimento é anterior à pandemia. De 2017 a 2020, a ClipEscola teve um aumento de 500% no volume de escolas atendidas, em 22 estados e no Distrito Federal. No início de 2021, ultrapassou a marca de dois milhões de usuários ativos, responsáveis pelo envio de meio bilhão de mensagens dentro do sistema. Além dos processos de comunicação escolar, a plataforma permite automatização de recebimentos e cobranças, triagem de entrada e saída de alunos, assinatura digital para matrículas e rematrículas e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.
“Nossas funcionalidades cresceram à medida que fomos identificando as tarefas que mais geram retrabalho no dia a dia, focando no que entregava maior impacto para as escolas. Por isso nosso crescimento é tão rápido – uma vez que a escola percebe as facilidades que pode ter, não tem mais como voltar atrás”, completa.
DA COMUNICAÇÃO BÁSICA AO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
As 200 atividades digitalizadas pela startup vão desde a passagem da comunicação básica (na qual escolas utilizam ferramentas simples como agenda de papel e murais) à digitalização e uso de inteligência artificial.
São três estágios de maturidade: Mobile (implantação da agenda digital, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e gestão de eventos); 360º, que integra soluções de marketing e endomarketing, captação, matrícula e rematrícula, monitoramento de evasão e comunicações de equipe; e Inteligência Artificial, com criação de mapa de humor, aplicável desde alunos e pais até verificação de clima organizacional e de prospecção.
Em números, a transformação do estágio básico à inteligência artificial possibilitou às instituições de ensino atendidas pela ClipEscola uma economia de R$ 43,8 milhões em recursos. Além disso, são 4,2 mil horas de atendimento economizados a cada 500 alunos, em um total de 5,6 milhões de horas otimizadas.
O projeto-piloto surgiu em 2015 e começou a ser consolidado no ano seguinte, após participação de investidores-anjo no projeto. O rápido crescimento (200% em um ano) levou a ClipEscola a ser selecionada para o programa de aceleração Scale-Up Endeavor em 2018. “Nossa meta é crescer esse número em 400% nos próximos três anos, levando a transformação digital para escolas de todo nosso país”, conclui Marcos.
*Fonte SC Inova