Com tecnologia, construtora de Criciúma ergue torre em 15 dias e recebe prêmio - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias Associadas

Associadas

15/ago/2023

Com tecnologia, construtora de Criciúma ergue torre em 15 dias e recebe prêmio

Ao investir em inovação internamente, construtora desenvolveu startup com foco em Pesquisa e Desenvolvimento para o setor da Construção Civil
Ao investir em inovação internamente, construtora desenvolveu startup com foco em tecnologia para o setor da Construção Civil

A construtora BS e a Lexto, empresas do grupo Smartpar e associadas à ACATE de Criciúma, foram reconhecidas em uma das principais premiações da construção civil no Brasil após erguer uma torre com quatro pavimentos e 16 apartamentos em apenas 15 dias com soluções industrializadas. Através do método de construção com paredes autoportantes de concreto pré-moldado, a obra se deu quatro vezes mais rápida do que em relação a formas tradicionais e, também, reduziu em 15% o custo total da obra.

No Prêmio Produtividade do Mesmo Lado, realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a BS | Lexto foi reconhecida pelo júri popular como um dos melhores cases. O método de construção realizado é adaptável a diferentes tipos de obras e foi desenvolvido após pesquisas de tecnologias e práticas utilizadas em países como a Alemanha e Estados Unidos. A construtora também é responsável por acompanhar e garantir a segurança e a qualidade das peças para montagem desde a fábrica.

O diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da construtora, Alexandre Zacko, ressalta que a implementação do método no Brasil traz viabilidade e segurança para a empresa executar empreendimentos em um setor economicamente sensível como o da Construção Civil. Além disso, existem desafios para superar modelos de construção tradicionais que estão enraizados culturalmente. “Muitas pessoas têm preconceito e o medo de trocar o método tradicional por um método novo. Mas quando o cliente vê o apartamento modelo, ele muda a percepção e se encanta”, destaca.

O método de construção

De acordo com a construtora, além das paredes, as lajes e calhas são recebidas prontas apenas para montagem, assim como a parte elétrica e hidráulica são pré-montadas de fábrica e instaladas durante a obra. As soluções industrializadas também estão na finalização da infraestrutura, com fossa e filtro em fibra de vidro e poliuretano, sistema de abastecimento de água pressurizado e automatizado. Em relação aos acabamentos e vedação interna, tem-se o ganho de cinco a seis vezes em velocidade.

O método se mostrou mais sustentável que demais práticas tradicionais, garantindo a redução de 140m³ para 40m³ de resíduos produzidos no período observado de um ano. Já o consumo de água foi reduzido de 0,008m³ por m² construído para 0,004 e a emissão de carbono direta e indireta de 104,5kg por m² construído caiu para 45,9. O modelo de construção ainda diminuiu a poluição sonora e de partículas no ar que impactam a vizinhança.

A torre construída está localizada no Residencial Ângelo Colombo, que é o primeiro projeto da BS | Lexto. Todo o condomínio foi realizado pelas duas empresas com o método de soluções industrializadas e é composto por sete torres, cada uma com quatro pavimentos, somando um total de 112 apartamentos e mais de 5,6 mil metros quadrados de área.

Inovação e tecnologia na Construção Civil

A construtora BS | Lexto recebeu a premiação pelo Residencial Ângelo Colombo no dia 20 de junho, durante o Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI), em São Paulo, e que reuniu atores do mercado da incorporação e autoridades públicas. Para a empresa, que possui 15 anos de mercado, o reconhecimento foi conquistado pelo trabalho de buscar a inovação.

De acordo com Alexandre Zacko, a construtora passou a investir na inovação nos métodos de construção em 2018 com o objetivo de empregar tecnologias no segmento. A partir disso, a Construtora BS criou a Lexto, uma spin-off que foi desenvolvida com o modelo de negócio de uma startup e que passou por programas como o Nascer, Capital Empreendedor e o Jornada Startups.

Nos último anos, a construtora também acumula outras premiações como o terceiro lugar no Prêmio CBIC de Sustentabilidade e Inovação 2020, na categoria método construtivo, ganhadora do Prêmio Inovainfra 2022, em sistema construtivo, e finalista do Prêmio Proptech Latam Awards 2022 como a melhor construtora com o uso da tecnologia.

Presente no ecossistema catarinense de inovação, a BS | Lexto integra a Vertical de Negócios Construtech, grupo de empresas que atuam com tecnologias para o mercado da construção civil e imobiliário. Além disso, a empresa faz parte do ACATE Startups, programa voltado para apoiar o desenvolvimento de negócios em estágios iniciais

Para Alexandre Zacko, estar integrado ao ecossistema é uma oportunidade da construtora se posicionar no mercado: “Além de uma empresa de construção, nós também somos de tecnologia”. Ele acrescenta que participar da Vertical Construtech foi um passo importante para o negócio. “Nós estávamos desenvolvendo nosso produto e inovando, mas sempre fechados para nossa cadeia de projetistas e de fornecedores. Ao entrar para a Vertical pudemos compartilhar com as outras pessoas o que a gente faz e tivemos um crescimento muito grande”.

Verticais de Negócios

O sucesso do associativismo passa por estimular os empreendedores que atuam em um mesmo mercado a se conhecer, trocar experiências e buscar o desenvolvimento conjunto. Este foi o propósito que gerou o programa Verticais de Negócio da ACATE, criado em 2009 e que se mantém como um dos grandes diferenciais da entidade, gerando constante networking e oportunidades de negócio, conexões e projetos.

Hoje a ACATE conta com 11 verticais, nas áreas de Agtech; Construtech; Educação; Energia; Fintech; Manufatura 4.0; Peopletech; Saúde; Security Tech; Smart Cities e Varejo.

É uma empresa de tecnologia? Participe das Verticais de Negócios.

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700