Como criar um ecossistema de inovação: livro apresenta guia prático para fomentar comunidades empreendedoras no Brasil
O livro “Ponte para a Inovação: como construir um ecossistema empreendedor” é um guia completo com uma visão prática para o desenvolvimento de ambientes que favoreçam e fomentem a inovação no Brasil, principalmente fora dos grandes centros econômicos. Ao sugerir 32 vetores que criam e sustentam um ecossistema de sucesso, a obra pretende ser referência para a expansão da inovação e da cultura de empreendedorismo no país. Voltada a gestores públicos, executivos de grandes empresas, empreendedores e investidores nacionais e internacionais, a publicação será lançada oficialmente em evento online nesta terça-feira (20), às 17h, pelo canal da ACATE no YouTube. Já a pré-venda da obra está disponível no site Ponte.Tech. Editado pela Santa Editora, o livro estará disponível, ainda em abril, em todas as plataformas digitais por meio de uma parceria com o Clube de Autores.
Com quase 500 páginas, o livro apresenta as circunstâncias que tornaram Florianópolis um dos ambientes mais competitivos para o desenvolvimento de negócios nas áreas de tecnologia e inovação no Brasil. Ao longo dos 32 capítulos, a capital catarinense serve como plano de fundo para discutir as principais características presentes nas regiões que apostam na economia de inovação e tecnologia.
“Ponte para a Inovação” conta com mais 30 autores, convidados que protagonizaram ou participaram da construção do ecossistema de Florianópolis. Entre os macro temas explorados no livro estão Governo, Educação e Capacitação, Investimentos, Gestão, Infraestrutura, Pessoas, Relacionamentos, Integração, Negócios e Social.
A publicação tem como organizadores o empreendedor Daniel Leipnitz, diretor corporativo da Visto Sistemas, presidente do Sapiens Parque e conselho deliberativo da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, e o jornalista e consultor em comunicação Rodrigo Lóssio, diretor-executivo da Dialetto. Ambos acompanharam e participaram ativamente do ambiente de inovação catarinense nos últimos 15 anos. Além de organizarem o projeto editorial e a estruturação da obra, Daniel e Rodrigo também assinam capítulos do livro.
“Esta obra é uma resposta a algumas perguntas que frequentemente recebemos de como Florianópolis acabou se tornando um dos ambientes mais férteis para construção de negócios inovadores do país e da América Latina, sendo uma cidade de médio porte, fora de grandes centros. A complexidade da resposta nos permitiu a construir esta obra que pretende ser um guia para inspirar e mostrar que é possível construir no médio a longo prazo ambientes que possam competir com qualquer grande centro global”, destaca Rodrigo Lóssio, um dos organizadores. Para Daniel Leipnitz, a visão coletiva e de colaboração entre lideranças e instituições é parte do sucesso do que se tornou Florianópolis. “Por competência, talento, espírito empreendedor e muita abnegação, são os atores e as pessoas que, efetivamente, fazem acontecer e alcançam o merecido reconhecimento”, aponta Leipnitz.
Para complementar a visão dos autores da obra, os organizadores convidaram três nomes internacionais e um nacional para compartilhar suas opiniões sobre a maturidade do ecossistema de inovação de Florianópolis. Um deles é Bret Waters, professor de Empreendedorismo na Universidade de Stanford e mentor do Miller Center for Social Entrepreneurship, que comenta: “Por que um vale na Califórnia [Vale do Silício] floresceu e se tornou o centro econômico global que é hoje? Os motivos são diversos, mas dois fatores frequentemente mencionados são as ótimas universidades e o clima hospitaleiro da Bay Area – ambas coisas que Florianópolis tem em abundância.”
Lucro do projeto financia bolsas de estudo
A construção da obra “Ponte para a Inovação” foi viabilizada a partir dos patrocínios da CTG Brasil, Engie, Únilos Cooperativa de Crédito, ArcelorMittal e Invisto, com o apoio da ACATE e do Sebrae Santa Catarina. Todo o lucro obtido com o livro, incluindo a venda de exemplares, será destinado a projetos de formação de talentos na área da tecnologia na Grande Florianópolis, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre os programas beneficiados está o DEVinHouse, iniciativa da ACATE em parceria com o SENAI SC, que pretende formar e inserir no mercado de trabalho centenas de desenvolvedores. Com recursos do projeto, 25 alunos receberão bolsas integrais para se tornarem programadores, sendo 80% destinadas a mulheres. Já estão sendo discutidos apoios a outros programas de formação a partir do sucesso das vendas da obra.
Sobre os autores organizadores
Daniel Leipnitz é graduado em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa/Portugal e mestrado em Administração de Empresas pela UDESC. É Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), presidente do Sapiens Parque e vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), além de investidor, mentor e conselheiro de startups.
Rodrigo Lóssio é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Propaganda e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Empreendedor na área de comunicação corporativa, com foco no ecossistema de tecnologia e inovação, é diretor-executivo da Dialetto, e atende empresas, associações empresariais, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento e organizações sem fins lucrativos de abrangência nacional. Atua também como consultor e mentor nas áreas de comunicação e marketing para startups e empresas de tecnologia, além de ser investidor anjo em alguns negócios nascentes.
Pré-venda e lançamento
“Ponte para a Inovação: como criar um ecossistema empreendedor” será lançado oficialmente nesta terça-feira (20), às 17h, pelo canal da ACATE no YouTube. O lançamento acontecerá em evento online aberto ao público, com inscrições pelo site do projeto Ponte.Tech.
O livro já está em pré-venda pelo site para compras em poucas unidades. Empresas e organizações que quiserem adquirir a obra em cotas de 25 e 50 exemplares, podem solicitar as condições pelo site. Ainda em abril, a publicação estará disponível nas principais plataformas digitais por meio de uma parceria com o Clube de Autores.
*Fonte: Ponte Tech