Ecossistema

31/jul/2019

Empresária Sinara Perosa é eleita presidente da Deatec

Assembleia para prestação de contas da gestão anterior e eleição ocorreu nesta terça-feira, em Chapecó

A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) promoveu assembleia geral ordinária nesta terça-feira (30), em Chapecó, para apreciação e aprovação das contas dos exercícios 2017/2018 e eleição da diretoria executiva 2019/2020. Foi apresentada uma chapa, eleita por aclamação, tendo à frente a empresária Sinara Perosa.

Sinara é natural de Ponte Serrada (SC), graduada em Administração de Empresas pela Unoesc Chapecó, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela Unochapecó e sócia administradora da Inova Soluções Tecnológicas. Atua na área administrativa e comercial da empresa desde sua fundação, em 1998. Integra a diretoria da Deatec desde 2015 e participa de outras entidades do município.

A reunião iniciou com apresentação do demonstrativo financeiro e parecer do Conselho Fiscal, que foi aprovado. O presidente da gestão 2017/2018, André Telöcken, destacou algumas ações realizadas nos últimos dois anos, entre elas a Feira de Soluções Empresariais (Expen), novas linhas de financiamento e crédito para os associados da Deatec, fortalecimento das parcerias com as universidades, estímulo para o projeto de incentivo fiscal, Projeto Sou Digital e participação no Núcleo de Agricultura Familiar (NITA).

Outras ações destacadas por Telöcken foi a parceria com o Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) para a realização do Programa Excelência da Gestão (PEG) com empresas associadas, pesquisa de remuneração do setor de tecnologia da informação, atuação ativa no Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, implantação de novos benefícios aos associados, reuniões com a Câmara de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), participação no Pacto pela Inovação, projetos Deatec Sun e Summit Deatec e aproximação com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

DESAFIOS

Sinara frisou que é um desafio estar à frente desse grupo de empresários. “Espero poder representá-los com eficiência”. De acordo com ela, a nova diretoria atuará para desenvolver o setor de tecnologia e inovação em Chapecó e região, oferecer novas soluções aos associados e fortalecer a aliança entre governo, universidades e empresas, a chamada tríplice hélice. “Entre as inúmeras necessidades do setor, as mais urgentes são formação da mão de obra para nossas empresas, organização das Verticais de Negócios, treinamentos sob demanda dos associados, parcerias com outras associações e organização de missões empresariais. Pretendemos manter o foco dos esforços em torno do principal objetivo dos associados, que é o desenvolvimento tecnológico através de soluções inovadoras”, salientou.

O vice-presidente Cesar Bortolini apresentou algumas das ações previstas para a nova gestão. Entre elas destacou aproximação com os associados para entender as necessidades atuais, continuação do projeto de incentivo fiscal para as empresas do setor em parceria com a prefeitura de Chapecó, treinamentos e capacitações, realização de feiras e eventos, busca por novos associados e iniciar um projeto para um espaço novo para a Deatec.

Para o associado Tiago Zonta, a entidade precisa retomar sua força enquanto representante do setor de tecnologia e inovação em Chapecó e região. “Nesse momento é importante focalizar ações para a busca de mão de obra que é uma grande necessidade das empresas, além de fazer atividades que estimulem o networking tanto entre as organizações, como com estudantes e universidades. O crescimento do setor de TI é grande, mas parece que cada um está focado em si, buscando resultados individualmente. Precisamos fortalecer o associativismo”.

Fundada em novembro de 2005, a Deatec tem como objetivo fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação do grande Oeste catarinense. Com 13 anos de atuação e mais de cem associados, conquistou o seu lugar entre as entidades empresariais mais representativas e respeitadas na região pelo seu perfil reivindicatório e dinâmico, com abrangência para o segmento de tecnologia nos municípios que compõem o Oeste e Extremo Oeste catarinense, Paraná e Rio Grande do Sul.

DIRETORIA

Compõe a nova diretoria os empresários Sinara Perosa (presidente), Cesar Bortolini(vice-presidente), Alexandre Weimer (2º vice-presidente e diretor de Feiras e Eventos), Gilson Vivian (diretor Financeiro), Márcio Muxfeldt (diretor Financeiro Adjunto), Sidimar Carniel (diretor Administrativo), Fernando Mangold(diretor Administrativo Adjunto e assessor jurídico), Darlan Segalin (diretor de Relações Internacionais e de Relações da Acate), Ivan Nichelle (diretor de Verticais de Negócios), Thales Akimoto (diretor de Startups), Alcione Belache (diretor de Sustentabilidade), Wilson Savegnago (diretor regional de Pinhalzinho), Adinarte C. da Silva (diretor regional de Concórdia), Roni Canali e Christian Garghetti(diretores regionais de Xanxerê).