Empresas têm até quinta-feira (30) para se inscrever no Prime
Para participar, as empresas devem desenvolver atividades com conteúdo tecnológico e dispor de um produto viável economicamente. Ainda devem ter até 24 meses de existência, contados a partir da data de constituição da pessoa jurídica até a data de encerramento das inscrições (30 de abril), e que tenham registro na Junta Comercial. A meta do programa é ajudar na estruturação de planos de negócio e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
De acordo com a superintendente da área de Pequenas Empresas Inovadoras da Finep, Gina Paladino, até agora, cerca de 700 empresas já se inscreveram, o que representa 3,4 mil postos de trabalho. "O programa vai beneficiar ideias inovadoras, criativas e que precisam de recursos para iniciar o desenvolvimento do novo produto, processo ou serviço", destacou.
Além de recursos, Paladino adiantou que o Prime oferecerá também oportunidade de capacitação para os gestores das empresas participantes. "O programa capacitará os empreendedores para melhores gerenciar seus negócios nascentes. Sabemos que a taxa de mortalidade das empresas recém inauguradas é muito alta. Os novos empresários nem sempre têm experiência de gestão", enfatizou.
Incubadoras
Uma das incubadores participantes do Prime é o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), vinculado aos Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Florianópolis (SC). O diretor da incubadora, Tony Chierighini, destacou o grande interesse que o programa despertou. São 200 acessos diários ao formulário de inscrição, além de dezenas de ligações e e-mails. De acordo com ele, 400 projetos devem concorrer aos R$ 120 mil por intermédio do Celta. "No contexto em que vivemos, um programa como este possibilita a consolidação real de uma nova empresa e a geração de, pelo menos, quatro empregos diretos. O Prime é um pacote anticrise do nosso setor", diz o diretor.
Já no sul de Minas Gerais, em Santa Rita do Sapucaí – região conhecida como Vale da Eletrônica – a incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) investiu bastante em divulgação. O gerente da incubadora, Rogério Abranches, disse que a meta é inscrever mais de 50 empresas. "O nosso objetivo era ter, pelo menos, 75 empresas inscritas", diz Abranches.
Acesse o site da Finep para ter acesso ao edital do Prime ou o endereço eletrônico das incubadoras-âncora:
Cietec (SP)
Fipase (SP)
FVE/Univap (SP)
Biominas (MG)
Fumsoft (MG)
Inatel (MG)
Coppe/UFRJ (RJ)
InstitutoGênesis (RJ)
BioRio (RJ)
Celta (SC)
InstitutoGene (SC)
PUC/Raiar (RS)
Faurgs/CEI (RS)
Cide (AM)
Parque Tecnológico da Paraíba (PB)
Cesar (PE)
Cise (SE)