Encontro das Verticais ACATE aproxima grupos setoriais e Governo do Estado
Com o objetivo de aproximar as entidades ligadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina e o Governo Estadual, foi realizado o Encontro das Verticais ACATE. O evento, que ocorreu terça-feira (20), apresentou cases de sucesso dos grupos setoriais e potenciais focos de parceria por meio do Governo do Estado, como o Programa INOVA@SC.
Com o objetivo de aproximar as entidades ligadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina e o Governo Estadual, foi realizado o Encontro das Verticais ACATE. O evento, que ocorreu terça-feira (20), apresentou cases de sucesso dos grupos setoriais e potenciais focos de parceria por meio do Governo do Estado, como o Programa INOVA@SC.
Durante o encontro, representantes do Governo do Estado apresentaram as estratégias de inovação de Santa Catarina e suas relações com o desenvolvimento do setor de TIC catarinense. Entre os participantes estavam o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Rui Luiz Gonçalves, a secretária adjunta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo; e os representantes do INOVA@SC, Maria Augusta Orofino e Eduardo Lorenzetti.
Segundo o presidente da ACATE, os empresários catarinenses precisam de uma mudança de postura para buscar um diferencial e atrair novos talentos. “Para isso, precisamos de ações convergentes e pragmáticas, além de mais facilidade de crédito, inclusive por parte do Governo Estadual”, disse. Gonçalves destacou ainda que a sociedade precisa ser integrada e entender esse movimento inovador pelo qual a setor está passando. “O INOVA@SC tem muito trabalho pela frente, pois conta com uma força empreendedora bastante forte, mas todo projeto dá certo, desde que seja feito para a coletividade”, destacou.
O Governo do Estado elaborou uma agenda estratégica para firmar parcerias e desenvolver o setor da tecnologia, dando início a um ciclo de inovação que, segundo a SDS, deve durar cerca de dez anos. De acordo com a secretária Lúcia Dellagnelo, o objetivo é transformar Santa Catarina em um estado modelo de gestão máximo na área da tecnologia. “Com isso em vista, a palavra-chave dessa gestão é inovação. Nossa Secretaria está estudando o panorama atual, definindo objetivos, apontando a estrutura necessária e estabelecendo métodos de implantação e monitoramento de resultados”, explicou.
Lúcia Dellagnelo ressaltou ainda que as possíveis parcerias devem seguir critérios de eficiência e transparência, investindo sempre na Educação. “Não chegaremos a esse objetivo sem investir no capital humano, ou seja, na Educação. Para isso, acredito ser necessário o desenvolvimento de um novo currículo para a área”, concluiu a secretária. A SDS considera a inovação como o principal vetor de desenvolvimento econômico sustentável em Santa Catarina e defende que para se obter respostas e soluções mais concretas, as parcerias devem ser guiadas por gestão colegiada entre os envolvidos.
Para a representante do INOVA@SC, Maria Augusta Orofino, as novas parcerias têm que buscar um estado de inovação que seja sustentável em sua essência. “O INOVA@SC é um grande passo para a integração e sinergia no setor”, afimou. O Encontro das Verticais foi realizado na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis.
Verticais ACATE – Reúne cerca de 150 empresas do setor de TIC de Santa Catarina organizadas em grupos setoriais, com objetivo de estimular o associativismo, ampliar sua participação no mercado e promover o relacionamento entre as organizações.
INOVA@SC – É uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, que estimula a inovação no Estado, com o desenvolvimento de polos tecnológicos e criação de grupos setoriais, como as verticais.
Veja abaixo as fotos do evento: