Estudo SOFTEX mostra oportunidades para o Brasil durante a crise
O Brasil poderá desempenhar um importante papel no fornecimento de serviços de TI tanto para os Estados Unidos como para a Europa ao final do atual cenário de crise vivido pela economia mundial.
O Brasil poderá desempenhar um importante papel no fornecimento de serviços de TI tanto para os Estados Unidos como para a Europa ao final do atual cenário de crise vivido pela economia mundial.
Essa é uma das conclusões do estudo “The Impact of the Global Economic Downturn on Outsourcing and Offshoring”, encomendado pela SOFTEX ( www.softex.br ) junto ao instituto norte-americano Everest Institute ( www.everestresearchinstitute.com ), sediado em Dallas. Trata-se de uma organização independente de pesquisa e análise que atua como fonte de inteligência estratégica para compradores, fornecedores e investidores nas áreas de TI e de business process outsourcing (BPO). O levantamento das informações foi realizado entre os meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009.
Eric Simonson, managing principal do Everest Institute, destaca a afinidade geográfica do país com estes dois importantes mercados mundiais, ressaltando que o Brasil pode ser uma alternativa à Índia com a intensificação do processo de globalização. De acordo com o estudo, mais do que ocupar o lugar da Índia, o Brasil deve se tornar uma alternativa para a diversificação de riscos, competindo com países do Leste Europeu e com a China.
A pesquisa alerta que o Brasil, mais do que competir diretamente com a Índia, precisa prioritariamente demonstrar como pode se integrar à atual estrutura global de entrega de serviços de TI, lembrando que o país tem um contingente de mão-de-obra qualificado para competir com os principais fornecedores mundiais. Apesar dessa vantagem, os centros de TI brasileiros são menores do que os de outros países, com um potencial inexplorado de crescimento.
Após ressaltar a forte reputação da TI brasileira nas áreas bancária e de telecomunicações, o estudo projeta novas oportunidades para o país relacionadas ao segmento de mobile banking, um nicho no qual a Índia não conta com o mesmo reconhecimento internacional. Também é sugerido às empresas brasileiras que adotem um modelo diferenciado para a cobrança de seus serviços baseado em resultados, por exemplo.
Na análise dos impactos da crise sobre o mercado interno brasileiro, o trabalho apontou que a retração nos Estados Unidos e na Europa também pode gerar novas oportunidades a partir da busca por menores investimentos. Neste cenário de dificuldades, as empresas ganharão visão de longo prazo, reestruturando suas operações e passando a entender a terceirização em TI como solução e não como um custo, o que fortalece a competitividade do Brasil, por exemplo, frente à Índia.
A pesquisa também projeta que o país deverá constatar um crescente interesse de fornecedores indianos na busca por mercados em crescimento. O resultado disso será um aumento da competitividade e de um novo patamar de valores, não estando também descartadas mudanças na estrutura da indústria de TI brasileira através de aquisições ou parcerias.
“A realização do estudo reflete nossa preocupação com o impacto da desaceleração econômica mundial na indústria brasileira de software e serviços. Estamos certos de que ele auxiliará nossas empresas no processo de reavaliação de suas estratégias neste difícil cenário econômico global, no qual é fundamental a rápida identificação de novas oportunidades”, comenta Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX.
A íntegra do “The Impact of the Global Economic Downturn on Outsourcing and Offshoring” está disponível para consulta no endereço: http://www.softex.br/portal/_publicacoes/publicacao.asp?id=2463