O Festival Social Good Brasil (SGB) chega à sua 15ª edição nos dias 17 e 18 de setembro, em Florianópolis, reunindo mais de 1.000 participantes para discutir como tecnologia, inovação e impacto podem contribuir diante de um cenário marcado pela sobreposição de crises.
Realizado pelo Social Good Brasil, ONG criada em 2012 em parceria com a Fundação das Nações Unidas, o Festival já soma 14 edições, mais de 83 mil pessoas impactadas e 920 palestrantes e artistas que participaram de forma pro bono. O evento é gratuito para o público, mas também oferece opções de ingresso que possibilitam a troca por produtos exclusivos.
Em 2026, a programação parte da provocação “como agir quando não há mais chão estável?”. Em vez de buscar respostas prontas, o SGB propõe olhar para soluções e tecnologias brasileiras como fontes de inspiração para construir caminhos mais sustentáveis.
É nesse contexto que surge o “gingado brasileiro”, conceito que guia a edição deste ano. Mais do que uma característica cultural, o gingado é apresentado como uma tecnologia social: a capacidade de sentir o contexto, ajustar-se, improvisar e encontrar soluções enquanto se faz.
Com uma programação que conecta diferentes perspectivas, o Festival convida o público a repensar a relação entre tecnologia, sociedade e futuro a partir de experiências e soluções que já estão sendo construídas no Brasil.
