Em visita ao Brasil, o CEO do Silicon Valley Bank, Greg Becker, se reuniu com técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) na última sexta-feira (16), na sede da FINEP no Rio de Janeiro (RJ), para apresentar a experiência do banco com pequenas e médias empresas inovadoras em tecnologia nos Estados Unidos e discutir formas de parceria para o financiamento de projetos brasileiros.
Em visita ao Brasil, o CEO do Silicon Valley Bank, Greg Becker, se reuniu com técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) na última sexta-feira (16), na sede da FINEP no Rio de Janeiro (RJ), para apresentar a experiência do banco com pequenas e médias empresas inovadoras em tecnologia nos Estados Unidos e discutir formas de parceria para o financiamento de projetos brasileiros. Participaram do encontro, por parte da FINEP, o presidente Glauco Arbix e seu diretor de Administração e Finanças, Fernando Ribeiro, e ainda o chefe do Departamento de Fundos de Investimento do BNDES, Eduardo Klingelhoefer Sá.
Os resultados obtidos pelo programa Inovar, que estrutura os investimentos de venture capital da FINEP, foram os principais pontos discutidos durante a apresentação do diretor de Administração e Finanças. Segundo Fernando, ainda é preciso aumentar o investimento privado em atividades de pesquisa e desenvolvimento. “Precisamos elaborar novos mecanismos para que as pequenas empresas passem do estágio inicial de investimento e, por isso, buscamos fortalecer a relação com investidores-anjo e empresas de capital semente”, afirmou Fernando.
O CEO do Silicon Valley Bank ressaltou em sua apresentação que o diferencial do modelo de investimento da Financiadora é acreditar nas novas empresas que ainda não têm apoio financeiro. “Hoje o Silicon Valley Bank está onde há presença tecnológica no mundo. Temos escritórios na Índia, na China e estamos estudando as possibilidades de investimento no Brasil”, disse Becker.