fbpx

Destaques

27/ago/2020

Fundo Garantidor Acate já beneficiou 26 empresas associadas e garantiu mais de três milhões em linhas de crédito

O Fundo Garantidor Acate possibilita que as empresas associadas de pequeno e médio portes solicitem empréstimos a cooperativas de crédito e ao BRDE com condições diferenciadas. Empresas de Florianópolis, São José, Blumenau, Itajaí, Joinville e Chapecó já utilizaram o benefício

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) lançou em março o Fundo Garantidor Acate (FGA), iniciativa que busca fomentar o ecossistema de inovação catarinense e que já foi utilizado por 26 empresas associadas para solicitar empréstimos com juros mais baixos e prazos maiores junto a instituições financeiras. O aval oferecido pelo fundo já possibilitou a liberação de mais de R$ 3 milhões em recursos, disponibilizados por meio das instituições financeiras às empresas de tecnologia associadas. Com esse apoio, elas foram aprovadas e receberam uma carta de garantia para solicitar linha de crédito para seus negócios. Esse benefício já auxiliou empresários de seis cidades catarinenses: Florianópolis, São José, Blumenau, Itajaí, Joinville e Chapecó.

O Fundo Garantidor Acate, que oferece uma garantia complementar para empreendedores captarem recursos para seus negócios, foi constituído com aporte financeiro de vinte empresas associadas à Acate, do Sebrae, das Sociedades Garantidoras de Crédito GaranteNorte e GaranteOeste e do BRDE. O FGA não oferece crédito diretamente, mas garante até 80% do valor da operação, com limite de cem mil reais por CNPJ.

Os pré-requisitos para solicitar o benefício são:

  • Associado ACATE há mais de seis meses 
  • Atuação empresarial e faturamento há doze meses
  • Estar em dia com suas obrigações sociais junto à ACATE
  • Ser uma pessoa jurídica com sócios sem restrições cadastrais

Empresários interessados e que atendam aos pré-requisitos devem entrar em contato com a ACATE pelo e-mail fundoacate@acate.com.br e solicitar a declaração de aptidão. Após a aprovação, o associado inicia a solicitação da carta de garantia por meio das duas linhas disponíveis para financiamento, BRDE ou Cooperativa de Crédito Únilos, via GaranteNorte ou GaranteOeste. Por fim, o associado é encaminhado para sua instituição financeira de preferência para negociação da linha e liberação do crédito. 

Conheça mais sobre o Fundo Garantidor ACATE assistindo ao vídeo abaixo ou acessando esta página.