Gnovit reúne cases de soluções de desafios de tecnologia de comunicação em seus clientes
A Gnovit, empresa associada à ACATE que desenvolve produtos e soluções para redes e telefonia, apresenta três cases em que a empresa solucionou desafios de tecnologia de comunicação dos seus clientes. A Gnovit atuou junto às empresas Opportunity, Martins e Instituição Financeira, para resolução de problemas de modernização de operações, integração de soluções legadas e plataforma única de comunicação Open Source, respectivamente.
Confira cada case:
Case Opportunity – Excelência em Gestão de Recursos
A Gnovit trabalha para levar aos seus clientes o que existe de melhor e mais moderno em Tecnologia de Comunicação. Buscando sempre trazer um alto valor agregado com o menor custo possível.
“Hoje temos uma solução de baixo custo, operando com recursos tecnológicos que atendem às necessidades das equipes e colaboradores do Opportunity. A complexidade do nosso projeto trouxe novos desafios para a Gnovit que foi extremamente eficiente em apresentar as soluções necessárias.” – José Henrique Gomes, diretor Opportunity.
O Opportunity, um dos maiores gestores de recursos do país, especializado em fundos de renda variável, multimercados e investimentos, chegou até a Gnovit, que desenvolve e integra soluções de telefonia, através de indicações de empresas atuantes no mercado financeiro.
A parceria prosseguiu e atualmente o case Opportunity é um dos grandes sucessos da Gnovit junto ao setor.
O desafio
Com uma telefonia sob a responsabilidade da área de TI, a Opportunity possuía uma tecnologia segura e robusta, porém analógica e antiga. Ocasionando muitas vezes, problemas na operação. Além de trazer uma carência tecnológica à empresa. Era preciso modernizar as operações.
A solução
As soluções buscadas visavam a modernidade da telefonia VoIP, mas com a manutenção da segurança. Resultados que o Opportunity poderia alcançar através de plataformas tradicionais, como CISCO, Avaya, Nortel e Siemens. Porém os custos seriam elevados.
A Gnovit apresentou então, uma solução tecnológica capaz de atender às necessidades do Opportunity, com um custo acessível, mas principalmente, com a flexibilidade para customizações e integrações.
Com uma implementação 100% executada via internet, através de videoconferências, foi possível reduzir ainda mais os custos do projeto, otimizar o prazo de entrega, bem como agilizar o atendimento de suporte.
Conhecidos o ambiente atual da empresa, as necessidades tecnológicas e os recursos imprescindíveis para a nova solução, foi oportunizado ao Opportunity uma Prova de Conceito (POC), onde a empresa pode explorar os benefícios e recursos apresentados.
Em conjunto, foi desenvolvida a nova solução com integrações da rede do Opportunity e a demanda foi atendida através da implementação do dispositivo Softswitch Freeswitch com interface web de gerenciamento integrada e alta disponibilidade. A solução incluiu provisionamento e criptografia de voz e vídeo, conferência, monitoramento, entre outras aplicações, com um TCO (custo total) abaixo do mercado.
Segundo José Henrique Gomes, diretor do Opportunity, a implementação foi bastante silenciosa e, mesmo com alguns pequenos obstáculos na migração, já esperados, considerando o tamanho da rede, não houve interrupção dos serviços ou qualquer ruído danoso à empresa.
Para o Opportunity, houve ainda um SLA em formato 24×7 e com solução de problemas emergenciais em até 2h. Agilidade que reflete em todos os clientes, com um tempo de parada inferior à ¼ deste período, segundo histórico de atendimentos.
O resultado
A migração e implantação da nova telefonia VoIP foi feita trabalhando-se em parceria e “a quatro mãos”. Atuando remotamente, a Gnovit agilizou e simplificou os trabalhos e custos. Atendendo a todas as principais necessidades do Opportunity, e assim, o grupo pode trazer modernidade ao seu sistema de telefonia.
O processo foi um grande aprendizado o qual a equipe do Opportunity absorveu rapidamente. Atualmente, o time gerencia bem o ciclo operacional básico, resolvendo a maioria das questões que surgem no dia a dia. E quando há assuntos mais complexos, como envolvimento de programação ou alterações na ferramenta, a Gnovit presta o suporte necessário.
“Hoje temos uma solução de baixo custo, operando com recursos tecnológicos que atendem às necessidades das equipes e colaboradores do Opportunity. Por isso indicamos os serviços e produtos da Gnovit. Não conhecíamos o trabalho deles até então. Percebemos que a complexidade do nosso projeto trouxe novos desafios para a Gnovit e a equipe foi extremamente eficientes em apresentar as soluções necessárias.”, José Henrique Gomes.
Por fim
Para a Gnovit, poder atender seus clientes com um TCO abaixo do mercado tradicional, além de atingir as expectativas e a compliance do mercado financeiro é uma grande satisfação.
É a oportunidade de traduzir os pilares base da nossa empresa: transparência, segurança e comprometimento. Principalmente em um setor onde a segurança e a alta disponibilidade de comunicação são extremamente importantes e onde um minuto sem comunicação pode gerar prejuízos imensuráveis.
Gnovit é um tempo em latim que significa “know-how”, por isso, conte conosco, entendemos do que fazemos.
Para o Opportunity, houve ainda um SLA em formato 24×7 e com solução de problemas emergenciais em até 2h. Agilidade que reflete em todos os clientes, com um tempo de parada inferior à ¼ deste período, segundo histórico de atendimentos.
Case Corporativo Martins
A Martins é uma empresa consolidada no mercado de atacado e logística, tendo uma vasta experiência no seu ramo empresarial. Prestes a completar 66 anos de mercado, é considerada a maior atacadista do país.
Sendo uma empresa desse porte, para nós da Gnovit, já era sabido que seria uma parceria que iria render bons frutos. Tanto que até hoje as empresas continuam trabalhando lado a lado.
Esse casamento já acontece há pelo menos dez anos e isso só prova que há confiança mútua entre as empresas e mostra que o trabalho continua sendo bem feito!
O Desafio
Um dos tantos desafios que tivemos junto a Martins foi quando houve a necessidade de integrar todas as soluções legadas, tais como: telefonia, fax, call center, além de obter uma alta disponibilidade a baixo custo.
Com isso em mente e tendo esse trabalho pela frente a Gnovit criou uma estratégia para suprir essa necessidade apontada pela Martins. Esse foi um dos primeiros trabalhos requisitados pela empresa atacadista junto a Gnovit.
A Solução
Por ser um case de 2010, apresentamos as soluções que tínhamos disponíveis na época, tanto que um dos problemas resolvidos foi a solução para o fax da empresa.
Foi decidido que o Asterisk seria utilizado para fazer a integração legada que era necessária para a empresa e a partir daí todo o projeto foi montado.
Com a utilização do Asterisk conseguimos implementar um projeto com quatro servidores, sendo dois front-end e outros dois back-end de alta disponibilidade. Esse foi um pedido da Martins para utilizar essa saída com quatro servidores.
Ainda foram criados ramais na nuvem para se ter uma maior segurança, tendo assim uma integração legada entre a telefonia, call center, fax e, mais a frente, e-mails. Conseguindo dessa forma uma maior otimização do trabalho.
Com isso, foi conseguido a melhora do trabalho interno com a utilização de servidores de alta disponibilidade, em uma empresa que possuía, na época, mais de 1000 ramais e desses cerca de 20 ou 30 ramais possuíam acesso remoto na nuvem. Fazendo a integração legada via 4 links E1.
Com o decorrer dos anos
Em meio a construção de uma relação de confiança, a Martins enxergou na Gnovit uma empresa séria, e a partir daí criou-se uma cumplicidade entre as empresas, surgindo disso uma parceria que começou há 10 anos atrás e dura até os dias atuais.
Com o estreitamento dessa relação entre as empresas, a Gnovit também começou a prestar consultorias para outros braços da própria empresa, como foi o caso do banco do grupo Martins.
Preocupando-se sempre em propor boas soluções tendo sempre como prioridade a alta disponibilidade e o baixo custo, tornando a relação custo-benefício muito boa para a empresa.
E foi assim, trabalhando de forma séria, que ocorreu a solidificação dessa parceria entre as empresas, uma complementando a outra e ambas crescendo, cada uma no seu ramo.
Compromisso e respeito sempre formaram a base dessa relação entre as duas empresas e é por isso que a nossa parceria dura há quase 10 anos.
Case Corporativo: Instituição Financeira
Essa instituição financeira é uma das maiores do país e detém milhões de clientes e agências pelo Brasil. Para diversos tipos de movimentações financeiras, pagamentos com melhores taxas, financiamentos, é com o banco que muita gente conta nessas horas.
Possuindo inúmeras agências por todo o território brasileiro, ela preza pelo melhor atendimento aos seus clientes.
O Desafio
Com diversas agências distribuídas esse banco precisava de uma plataforma única de comunicação com uma série de requisitos, Open Source, ou seja, sem custo de licenciamento de ramais ou recursos, alta disponibilidade, para minimizar o tempo de indisponibilidade do serviço em caso de falha de um dos servidores e também uma plataforma estável e adotada pelo mercado global. Já que cada agência tinha o seu próprio servidor, chegando ao número de 30 servidores, configurando-se assim um modo descentralizado para os canais de comunicação.
E com isso a gestão dessa estrutura toda gerava uma diversidade de problemas para: Detecção, manutenção e a gestão desses equipamentos, gestão das linhas, tarifação e habilitação de ramais. Os times de telecom são centralizados por região e estão preparados para sanar os problemas do dia a dia, além disso, com a nova plataforma o custo total da operação reduziu drasticamente.
Outra questão foi a segurança e qualidade no tráfego de Voz por links de rádio em algumas agências mais remotas onde o uso de QoS em links dedicados foi obrigatório para garantir a melhor qualidade de áudio nas chamadas.
A Solução
Com o entendimento da situação a ser resolvida, a Gnovit traçou uma estratégia na qual foi utilizada a plataforma FreeSWITCH, para o desenvolvimento da solução, o núcleo desta plataforma é tão robusta que, com o dimensionamento correto, é capaz de processar 10.000 chamadas simultâneas de voz e vídeo, com a capacidade de integração a outros sistemas Web para videoconferência e comunicação multimídia em tempo real, além de futuramente integrar aos sistemas internos da instituição financeira com o desenvolvimento de APIs, deixando todo o monitoramento de comunicação centralizado na matriz.
Essa centralização se deu através de um Cluster, sendo essa a forma utilizada para atender todas as 30 agências iniciais e futuras com servidores dentro do datacenter do banco que fica em Brasília, com a capacidade de gerir múltiplos domínios em uma única plataforma e com uma gestão by head, ou seja, cada subdomínio é personalizável e pode ser gerido de forma independente. No passado para cada nova agência havia uma nova central, um novo circuito E1, mais um suporte de PABX e telefones, mais uma nova infra de telecom e um novo centro de custos a ser mantido, com a solução de telefonia IP os ganhos foram muito além da gestão. Performando em torno de 6 meses de atividades técnicas dentro do projeto.
O Resultado
Como dito anteriormente, para que ocorresse a centralização de todo o monitoramento da comunicação das agências, foi utilizado o sistema em Cluster com Alta Disponibilidade. Baseado em FreeSWITCH com software OpenSource Linux reduzindo custos e aumentando o leque de soluções customizadas para a instituição financeira.
Além disso, cada agência possui seu próprio domínio e com isso elas obtiveram uma independência para que houvesse uma configuração a nível setorial, sem a necessidade de acionar um gestor global, para o caso de pequenas mudanças em uma determinada agência, como por exemplo ativação de um novo ramal.
Com a estratégia da Gnovit em mente, as ferramentas escolhidas para serem utilizadas no projeto foram o FreeSWITCH, FusionPBX, Linux HA e mais de 15 anos de experiência embarcada em projetos de médio e grande porte.
A Gnovit conseguiu resolver todos estes problemas através de uma solução escalável e customizada, tornando mais eficiente o monitoramento das comunicações telefônicas das mais de 30 agências concentrando-o em um único lugar.
Por Fim
Tendo um feedback bastante positivo, foi feito um treinamento, a nível de usuário, promovido pela Gnovit junto ao pessoal do banco, para assim capacitar as pessoas para esse tipo de monitoramento e utilização, a equipe interna responsável pelo telecom agora consegue se concentrar em manter o serviço de telefonia com muito mais qualidade ao cliente interno, um novo ramal agora pode ser instalado em minutos de forma remota o que antes poderia levar até 48 horas ou mais.
Após o trabalho realizado para essa instituição financeira, a Gnovit se mostrou apta para realizar parcerias com empresas do ramo financeiro. Abrindo ainda mais o leque de serviços a serem contratados por outras empresas do mercado financeiro, vertical que estamos trabalhando a alguns anos.