Destaques

08/dez/2020

Innovation Kickoff apresenta tendências do setor de logística e promove oportunidades para corporates

Evento exclusivo para corporates da rede LinkLab ocorreu na última quarta-feira (2) e teve a presença de Lilio Neto, Innovation General Manager da DHL, a maior empresa de logística do mundo

O programa de inovação aberta LinkLab, promoveu na última quarta-feira (2) o Innovation Kickoff, evento que difunde as novas tendências em inovação para todos os setores das corporates da rede. Com foco no setor de logística, o evento contou com a presença de Lilio Neto, Innovation General Manager da DHL, a maior empresa de logística do mundo, e que falou sobre  criatividade e o atual cenário do setor. Durante o evento, corporates da rede LinkLab tiveram a oportunidade de conhecer soluções e novas oportunidades de negócios.

O Kickoff também teve a participação de startups, que debateram assuntos relacionados ao setor em um painel. A discussão contou com a presença de Elton Wilrich, co-founder da Loginfo, Patrick Rocha, VP de tracking na VTEX, e Marcelo Sardagna, Fundador e CEO na Tempo Certo, que na sequência se dividiram em trilhas temáticas com apresentação das soluções na área de logística das empresas.

David Volpato do LinkLab modera discussão entre Patrick Rocha da VTEX, Marcelo Sardagna da Tempo Certo e Elton Wilrich da Loginfo / Foto: arquivo pessoal

Durante o talk, Lilio Neto apresentou de forma descontraída como ter criatividade em meio a tanta inovação. “Como inovar no Brasil com o dólar a 5 reais? o euro a 6 reais? É preciso de uma estratégia para neutralizar a complexidade, promover um ambiente seguro, a aceleração e conexão”, pontuou. 

Neto conta como se tornou um autointitulado Innovation Evangelist, deixando de lado os “pedigrees CLT” na DHL, que o permitiu auxiliar pessoas a dividir e conectar informações para transformar a inovação em produtos de valor. “Trabalhamos com pessoas e buscamos diretores de operações para serem focal points nos setores. Assim controlamos MVP, piloto, projetos e montamos matrizes, então criamos metodologias ágeis. Conseguimos transformar 15 projetos de inovação em produtos”, explicou.

Uma das principais tendências para o setor é a aplicação da tecnologia 5G. Com resultados que chegam a velocidades de conexão de 2,9Gb/s, a tecnologia será capaz de conectar com maior qualidade cadeias de distribuição, minimizando riscos. Além de possibilitar aplicações estáveis em realidade aumentada, operações portuárias eficientes e a conexão de caminhões de entrega por todo o território nacional.

Lilio Neto em conversa com os participantes sobre o futuro da logística / Foto: arquivo pessoal

Para inovar no setor de logística e suprir as demandas de áreas como o e-commerce, é preciso otimizar, automatizar e acelerar a transformação digital da corporate. Segundo Elton Wilrich, a logística é uma atividade ampla e essencial às corporates. “Ela viabiliza que um produto comercializado possa sair do fornecedor e chegar até o destino final, com foco no menor custo e melhor desempenho. Nesse momento de pandemia, com o aumento das vendas online, a logística é primordial para que as empresas superem esses novos desafios”, reforçou. 

Sobre o Innovation Kickoff

O Innovation Kickoff é uma oportunidade para os setores de corporates se conectarem às tendências tecnológicas, encontrarem soluções para resolver desafios e acelerar processos. Neste ano, o evento teve edições com foco nas áreas de RH, Marketing, Comercial e Vendas, Financeiro, e agora Logística.

O Kickoff busca difundir tecnologias, metodologias, ferramentas e modelos de negócios por todas as áreas de uma empresa, a fim de impactar culturalmente as corporates da rede LinkLab e acelerar o processo de transformação digital.

Para Marcelo Sardagna, CEO da Tempo Certo, o Innovation Kickoff aproxima quem busca inovação. “O Innovation Kickoff consegue nos aproximar das corporates, isso abre portas e facilita o acesso à possibilidade de novos negócios”.

Os programas oferecidos pela ACATE permitem que Santa Catarina se destaque no mercado da inovação nacional. Como é o caso da Equilibrium, startup de logística da rede LinkLab, que auxiliou o Hippo a triplicar as entregas diárias.

A ACATE oferece muitas oportunidades para o fomento da inovação e da tecnologia catarinense. Aproveite e fique por dentro das novidades do ecossistema: acompanhe as notícias e inscreva-se em nossa newsletter semanal.