Associadas

07/fev/2019

Involves cresce 50% em 2018, alcançando um faturamento de R$27 milhões

Empresa que desenvolve software para gestão de trade marketing projeta crescimento para este ano impulsionado por novas tecnologias e internacionalização

Motivada pelo crescimento projetado para o varejo neste ano, que é de 5,2% de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e pelas novas funcionalidades da sua ferramenta, a Involves, que desenvolve um software para gestão de trade marketing, prevê um crescimento de 48% para 2019, chegando a R$ 40 milhões de faturamento. Em 2018, a empresa de Florianópolis cresceu 50%, o que representa uma receita de R$ 27 milhões.

 

A empresa adquiriu recentemente uma solução que possibilita a extração de indicadores de execução por meio do processamento de imagens de gôndolas, utilizando inteligência artificial. Essa nova tecnologia permite que as indústrias de bens de consumo economizem até R$1 milhão por mês com seus times de campo. Além disso, em 2018, a Involves adquiriu o software concorrente, Sigo Trade, o que possibilitou o aumento de market share. Com essas duas novidades, a intenção da empresa é imprimir mais inteligência e tecnologia no varejo brasileiro.

 

“Queremos ajudar nossos clientes a tomarem decisões mais acertadas na execução no ponto de venda, com auxílio de inteligência artificial a partir dos dados inseridos por seus times de merchandising diariamente na nossa solução. Cada cliente gera um oceano de dados, o que nos permitirá avançar neste ano com tecnologias baseadas em big data e machine learning. A vantagem é que temos nas mãos o que chamamos de inteligência acionável – não vamos apenas gerar recomendações em um dashboard, mas sim, enviá-las diretamente ao time de execução no ponto de venda, já que estamos com quase 50 mil promotores conectados diariamente”, explica André Krummenauer, CEO da Involves.

 

A solução desenvolvida pela Involves, Agile Promoter, é utilizada em 17 países além do Brasil. Ela oferece acompanhamento e análise do ponto de venda (PDV) a indústrias de bens de consumo, distribuidores e agências de trade marketing, mantendo na carteira de clientes grandes nomes como L’Oréal, Motorola, Seara, 3 Corações, Danone e Red Bull. Em 2018, a empresa registrou um aumento de quase 1 milhão de reais em MRR (receita recorrente mensal), fechando o ano com mais R$ 2,6 milhões em MRR.

 

Novos voos — Todos os resultados da empresa até 2018 foram conquistados a partir da própria instituição, que nunca recebeu aportes externos — o início da instituição se deu pelo investimento de R$ 100 de cada sócio. Para continuar crescendo e entregando experiências mais completas para seus clientes, em 2019, pela primeira vez, a Involves irá prospectar investidores. De acordo com André, o investimento será usado para impulsionar as áreas de vendas, marketing e produto.

 

“Projetamos um crescimento de 48% stand alone, sem investimento. Procuramos um fundo que nos ajude a impulsionar este número, nutrindo nossas alavancas de receita. Teremos times da Involves atuando localmente fora do Brasil, e também queremos reforçar nossa equipe de vendas nacional. Somos líderes com quase 5x mais market share do que nosso principal concorrente, e ainda não chegamos a 10% do mercado total no Brasil. Também queremos impulsionar nossa diferenciação de produto. Nosso DNA é produto, um terço do nosso time é voltado para isso, focado na inovação incremental. Nossos planos são de melhorar muito a experiência do cliente e desenvolver a nossa recém criada área de pesquisa e desenvolvimento, focada na disrupção. Buscamos um fundo que nos ajude a tomar melhores decisões (smart money) e a continuar crescendo com essência”, destaca André.

 

Em 2019, a Involves irá alcançar novos horizontes. A empresa vai investir em sua primeira filial fora do país, no México. A ideia é estudar o mercado de lá para gerar mais demanda e aumentar a abrangência do software. No Brasil, a Involves vai investir na realização do AEx, maior evento de trade marketing da América Latina, em São Paulo. Realizado desde 2015 em Florianópolis, o evento será transferido para a capital econômica do país. “Nos anos anteriores provamos que é possível fazer um evento relevante, com qualidade e estrutura, fora do eixo Rio-São Paulo. Mas agora queremos elevar nosso alcance e por isso decidimos mudar o AEx para a maior cidade da América Latina e centro de negócios do país”, explica André.

 

Olhando para dentro, a Involves também foca seus investimentos em pessoas. Em 2018, a empresa foi considerada a melhor de porte médio em Santa Catarina para se trabalhar pelo ranking GPTW e ficou, pela terceira vez, em destaque no ranking nacional. Para proporcionar bem-estar e maior engajamento dos seus colaboradores, a empresa mantém iniciativas como home-office, horários flexíveis, liberdade de comunicação, massagem, entre outros. “Queremos crescer e conquistar novos horizontes, mas isso só é possível com um time bem alinhado e satisfeito. Cultura é nosso ativo mais precioso, por isso, nos preocupamos muito com a qualidade de vida dos Involvidos — como são chamados os colaboradores da empresa —  dentro e fora do escritório”, finaliza André.