> Involves é eleita pela quarta vez consecutiva a melhor empresa para trabalhar em SC - Acate ">

Ecossistema

09/dez/2019

Involves é eleita pela quarta vez consecutiva a melhor empresa para trabalhar em SC

Veja como a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina faz para encantar seus colaboradores e atrair novos talentos para preencher suas quase 50 vagas em aberto

Na noite da última quarta-feira (04) foi divulgado o ranking do instituto Great Place to Work (GPTW) que lista as melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, em todos os segmentos. A Involves, empresa catarinense que desenvolve soluções para gestão de trade marketing, foi eleita pelo quarto ano consecutivo como a melhor empresa, ocupando o 1º lugar no ranking estadual de médias empresas. A empresa teve destaque também na premiação nacional, figurando como a 5ª melhor empresa de tecnologia do Brasil para trabalhar. Ao todo, foram 15 empresas selecionadas na categoria de grande porte, 25 na de médio e 10 na de pequeno.

Para figurar no ranking são avaliados aspectos como ambiente de trabalho, clima organizacional, felicidade e satisfação dos colaboradores, gestão de pessoas como um todo. Dessa forma, é essencial que as empresas trabalhem diariamente para alcançar esses resultados. “A disputa por talentos qualificados nas empresas de tecnologia é grande e, para que elas continuem sendo atrativas, é preciso estarem atentas às tendências nas práticas de gestão de pessoas”, afirma André Krummenauer, CEO e cofundador da Involves. Conheça algumas práticas adotadas pela empresa que fazem com que ela tenha alcançado este posto por quatro vezes seguidas.

Cultura organizacional forte

Para chegar à marca de ser a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina por quatro vezes seguidas, uma série de ações foram e vêm sendo desenvolvidas na Involves com foco nas pessoas. Desde sua fundação, a cultura organizacional é um dos pontos fortes e mais consolidados. É o que afirma o CEO da empresa, que há 10 anos em que está no mercado tem a cultura como um dos fatores que norteou desde o seu surgimento até toda sua expansão. “Desde a primeira contratação, nós tínhamos em mente a importância de transmitir e identificar nos candidatos uma conexão com o que era importante para nós. A cultura tem sido cada vez mais um fator competitivo entre as empresas, especialmente do segmento de tecnologia, então ter isso consolidado desde o início da nossa trajetória nos coloca em um lugar de muito destaque diante de outras empresas que estão lutando para construir essa ideia internamente”, comemora André. Entre os valores da empresa, destacam-se o respeito e inclusão de todas as diversidades e a possibilidade de cada colaborador ser exatamente quem é, excluindo qualquer tipo de preconceito.

O que faz a Involves são as pessoas

A percepção de importância do colaborador dentro da empresa é um dos principais aspectos que motivam os resultados positivos da empresa em gestão de pessoas. Para estimular a participação e o senso de pertencimento na empresa, uma das práticas implementadas é o “involvímetro”, pesquisa de clima organizacional aplicada mensalmente entre os colaboradores. “Ao mapear como os involvidos — como chamamos os nossos funcionários —, estão se sentindo e percebendo o dia a dia de trabalho e do nosso ambiente, podemos analisar sugestões e investir em melhorias propostas por eles, dando maior autonomia e reforçando que se sintam sempre parte da Involves”, afirma André. “Desde momentos de massagem, yoga e pilates, passando por psicóloga na empresa, até melhorias nos banheiros e demais espaços comuns, nós recebemos as sugestões e construímos o ambiente seguindo-as dentro do possível, para oferecer um local cada vez melhor ao colaborador”, acrescenta.

Processo de contratação inclusivo

Entre as práticas adotadas no processo seletivo para contratação de novos involvidos, a empresa já acumula algumas conquistas focadas em diversidade e inclusão. “Já contratamos mães com 5 meses de gestação, pais que sairiam de licença em duas semanas, um homem trans, pessoas com necessidades especiais, e estamos trabalhando ativamente, com a participação e apoio a eventos de mulheres na tecnologia, para contratar cada vez mais mulheres para o time de desenvolvedores e para ocupar cargos de liderança”, conta André. O processo de contratação como um todo é focado nas pessoas e apresenta um olhar mais humano e acolhedor, depositando também confiança no potencial dos candidatos e na capacidade que eles apresentam de se desenvolver. “Somos apaixonados por boas histórias, então sempre queremos ouvir o máximo possível dos candidatos para entender de que forma tanto nós podemos contratá-los para que façam parte da Involves, quanto eles podem nos contratar para integrarmos as suas vidas e trajetórias”, finaliza André.