Lançamento da etapa estadual do Sinapse da Inovação
O programa Sinapse da Inovação – Operação: SC-2009, que será lançado em Florianópolis nesta segunda-feira, dia 11, tem como objetivo transformar boas idéias em negócios de sucesso. A etapa estadual do programa será apresentada para a região da Grande Florianópolis às 18h30, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Contará com a palestra “”Escalando o Terawatt”, proferida pelo professor emérito da Unicamp, Cylon Gonçalves da Silva, que falará sobre os desafios científicos e tecnológicos para a transição energética do Brasil do Século 21. Além disso, serão apresentados dois cases de empreendedorismo inovador, com palestras dos empresários Beto Barreiros (Box 32) e Moacir Antônio Marafon (Softplan Poligraf), que é o padrinho do programa na região da Grande Florianópolis.
O Sinapse da Inovação foi desenvolvido para estabelecer uma “comunidade” de empreendedores, de modo que se viabilize a discussão permanente de idéias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos, desenvolvidos por estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia.
Estas idéias são disponibilizadas em blog aberto aos participantes, permitindo filtrar aquelas de maior potencial e, ao mesmo tempo, propiciar a criação de uma cultura empreendedora e a cooperação entre os diferentes atores do processo de inovação. “Trata-se de uma aposta da Fapesc para o desenvolvimento catarinense”, afirma o presidente da entidade, Antônio Diomário de Queiroz. A Fapesc e a FINEP são as financiadoras do programa, que é executado pela Fundação CERTI.
“As idéias geradas podem ser transformadas em negócios de novas empresas ou de empresas que queiram novos produtos/processos”, afirma o superintendente geral da Fundação CERTI, Carlos Alberto Schneider. A meta é criar pelo menos 60 novas empresas no Estado, e com isto, incrementar as incubadoras regionais, gerando novos empregos e novas fontes de renda. Estas empresas receberão R$ 50 mil da FAPESC/FINEP a título de subvenção para alavancagem de seus negócios.
Concebida dentro da estratégia de descentralização, a Operação SC-2009 abrange as oito Mesorregiões do Estado de Santa Catarina (Grande Florianópolis, Litoral Norte, Norte, Oeste, Meio-Oeste, Serrana, Sul e Alto Vale). Em cada uma delas são formados comitês-gestores, liderados pelo padrinho regional (empresário local), e integrados pelo responsável técnico e representantes de instituições apoiadoras.
O grupo tem a tarefa de executar o processo de lançamento, divulgação e mobilização da sociedade para a inscrição das propostas de novos negócios e inovações. Os próximos lançamentos ocorrem nas regiões Oeste (Chapecó, no dia 12) e Norte (Jaraguá do Sul, 14 de maio).
O Sinapse da Inovação conta com apoio do Instituto Federal de Santa Catarina, UFSC, Recepet, Sistema ACAFE, FACISC, MCE, ACATE, SENAI-SC, Epagri, Cejesc, Sebrae, Sapiens Parque e Instituto Sapiência. Na região da Grande Florianópolis, tem o apoio local da ACIF, Sociesc, IEL/SC, Instituto Stela, UDESC, Unisul, Univali e Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Fpolis.
As inscrições, abertas no início do mês, encerram no dia 15 de junho e podem ser feitas pelo site www.sinapsedainovacao.com.br.
Etapa piloto do Sinapse da Inovação:
O programa Sinapse da Inovação foi lançado em 2008, com um piloto na Grande Florianópolis. A primeira etapa consistiu no envio das propostas de negócios via internet, sendo que das 151 inscritas, as 45 melhores foram pré-selecionadas para o curso de capacitação e apoio para o aprofundamento dos projetos. As 10 melhores propostas passaram para o processo de pré-incubação e receberam R$ 15 mil concedidos pelo MCT/FAPESC para dar início ao seu negócio.
Serviço:
Lançamento da etapa estadual do Programa Sinapse da Inovação na Grande Fpolis
Data: 11 de maio de 2009
Horário:18h30
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Informações: www.sinapsedainovacao.com.br
Palestra “Escalando o Terawatt”:
– Cylon E. Tricot Gonçalves da Silva – Professor emérito da Unicamp desde março de 2001. Foi um dos idealizadores do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS) e do Centro Nacional de Referência em Nanotecnologia, nos quais exerceu a direção, sendo também um dos mentores do Centro de Bioetanol. O pesquisador possui mais de 80 publicações em revistas internacionais, com enfoque na área de física da matéria condensada. É autor de 5 livros editados em língua inglesa.
Cases de empreendedorismo inovador:
– Moacir Antônio Marafon – Empresário formado pela UFSC, presidente da Softplan, empresa instalada no Tecnópolis.
– Roberto Barreiros – Empresário inovador do setor de comércio, idealizador e detentor da marca Box 32 e escritor do livro Box 32 – Sabor de sucesso.
Assessoria de Imprensa da Fundação CERTI