Destaques

07/Jul/2021

LGPD Nacional firma parceria com Instituto Santé e leva consultoria sobre proteção de dados a sete hospitais

A aproximação entre as instituições se deu via reuniões promovidas pela Vertical Saúde

Proteção de dados é uma das preocupações mais recorrentes entre as empresas que querem manter credibilidade com seus clientes. A associada ACATE, LGPD Nacional,  acaba de fechar grandes parcerias oportunizadas pelos encontros da Vertical Saúde. A LGPD Nacional presta consultoria a pequenas e médias empresas que buscam se adequar às diretrizes da Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), comprometida em auxiliar seus clientes em processos de tratamento de dados e políticas de proteção e privacidade, de modo a serem capazes de aplicarem seus recursos, da melhor maneira possível, e diminuir riscos de violação.

O Instituto Santé é uma Organização Social sem fins lucrativos que visa a realização de ações na área da saúde com interesse da comunidade. Jeferson Gomes, diretor executivo do Instituto, conta que em maio de 2019, o Santé e a ACATE assinaram um termo de cooperação. Para ele, os principais ganhos que os hospitais administrados pelo Instituto tiveram com a chegada da LGPD Nacional foi o planejamento, visão sistêmica de operação à luz da LGPD, legalidade e possibilidade de identificação de algumas fragilidades. 

Hospitais administrados pelo Instituto Santé com a LGPD:

  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste
  • Hospital Municipal Santo Antônio, de Guaramirim
  • Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira
  • Fundação Hospitalar Rio Negrinho
  • Associação Beneficente Hospital São Lucas, de Guaraciaba
  • Hospital Sagrada Família, de Itapiranga
  • Hospital São Luiz, de Campo Alegre. =

Empresas da Vertical Saúde contratam a LGPD em conjunto

A partir do networking também promovido pela Vertical Saúde, a LGPD foi contratada em conjunto por nove healthtechs participantes do programa. Segundo Daniel Heller, diretor técnico da LGPD, o serviço prestado foi Consultoria para adequação dos Hospitais aos Requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados. “O contrato de serviço foi em conjunto para reduzir custos, e o processo de compra foi o pedido tradicional, de cotação”, explica ele. 

Vertical Saúde

A demanda por soluções inovadoras na área de saúde está colocando as healthtechs no radar de grandes corporações, planos de saúde, hospitais, laboratórios e fundos de investimento. As empresas associadas à ACATE que participam da Vertical Saúde desenvolvem soluções como IoT, business intelligence, big data e analytics com aplicação para medicina preventiva e personalizada, além de sistemas para gestão de equipamentos e informações médicas, indicadores para gestão de saúde, biotecnologia e nanotecnologia.

Na Vertical Saúde da ACATE, startups e empresas já consolidadas realizam encontros periódicos, trocam informações sobre o mercado, novidades e eventos do setor e encontram um espaço para trocar ideias, experiências e encontrar novas demandas para gerar inovação para toda a cadeia de healthcare.

É uma empresa de tecnologia para saúde? Saiba mais e participe da Vertical.