MIDI 2.0: nova fase da incubadora terá programas para qualificar negócios e empreendedores - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias Rede MIDIHUB

Rede MIDIHUB

13/maio/2014

MIDI 2.0: nova fase da incubadora terá programas para qualificar negócios e empreendedores

Ter uma boa ideia ou desenvolver uma tecnologia inovadora não garantem, necessariamente, o sucesso de uma empresa. Consolidar um modelo de negócio, definir planos estratégicos e desenvolver aptidões pessoais também são fundamentais.

Ter uma boa ideia ou desenvolver uma tecnologia inovadora não garantem, necessariamente, o sucesso de uma empresa. Consolidar um modelo de negócio, definir planos estratégicos e desenvolver aptidões pessoais também são fundamentais. Ciente destas condições, a incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, chega a uma nova etapa do seu projeto chamado MIDI 2.0, que propõe um novo modelo de seleção, incubação e aceleração de empresas.

 

Segundo o coordenador geral da incubadora, Gabriel Sant’Ana, a reformulação do MIDI é motivada pela evolução do mercado de tecnologia, mais competitivo e dinâmico, fatores que exigem ajustes no modelo de incubação. O projeto MIDI 2.0 iniciou em 2013, marcado pelo novo processo de seleção e pelo diagnóstico de maturidade das empresas incubadas. “O diagnóstico se traduz em uma espécie de retrato de cada empresa, com o qual se avalia o nível de maturidade dos processos, o perfil dos empreendedores e ciclo de vida dos produtos”, explica. Nesta nova etapa, o MIDI Tecnológico está desenvolvendo dois programas de apoio às empresas, voltados à qualificação dos negócios e dos empreendedores: o Programa de Gestão Estratégica para as empresas incubadas e Programa de Desenvolvimento do Empreendedor. Os novos programas irão complementar as ações cotidianas da incubadora, como consultorias e apadrinhamento.

 

O Programa de Gestão Estratégica é viabilizado por meio de parceria com a VEC Consultoria e Capacitação Executiva. De acordo com o consultor Miguel Rivero Neto, o trabalho prevê 24 horas de consultoria para cada empresa e consistirá na elaboração de um Plano Empresarial Anual para cada empresa, com acompanhamento mensal da evolução das metas. “Orientamos as incubadas na elaboração das diretrizes e mapas estratégicos, levantamento de indicadores e metas e formação de portfolio de projetos, além de realizar reuniões de acompanhamento”, conta.

 

Já o Programa de Desenvolvimento do Empreendedor, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana (IDECOH), irá estruturar um Plano do Empreendedor, que irá trabalhar questões de liderança, além de habilidades e competências dos empresários. Segundo um dos coordenadores do programa, Gerson Zimmer, a proposta é desenvolver uma gestão baseada em valores, pois são eles que definem os comportamos e a cultura das empresa. “Queremos liberar o potencial de cada empreendedor, identificar interferências e ampliar a performance, oferecendo uma série de ferramentas para promover a transformação pessoal e também dos negócios”. O programa inicia em junho e prevê treinamentos e sessões de coaching individual.

 

Sobre o MIDI Tecnológico
A incubadora MIDI Tecnológico auxilia empreendimentos de base tecnológica, apoiando o processo de desenvolvimento de empresas nascentes. Em quase 16 anos, o MIDI já contribuiu com a chegada ao mercado de 73 empresas e, atualmente está com 17 empresas incubadas, sendo seis residentes e 11 virtuais. A incubadora foi eleita, em 2008 e 2012, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec.

 

O Projeto CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é uma plataforma de qualificação, que tem como objetivo ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos.

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700