Destaques

20/maio/2020

Mineração de Processos é diferencial inovador para eliminar ineficiência na Saúde

Plataforma de análise de desempenho dos processos é focada na redução de desperdícios, melhoria da qualidade, segurança e sustentabilidade. Solução é da associada Upflux, que faz parte da Vertical Saúde, da ACATE

A Upflux atua com hospitais, operadoras e Organizações Sociais da Saúde (OSS) em sete estados brasileiros. A empresa provê uma plataforma de análise para o desempenho e eficiência dos processos, utilizando Mineração de Processos como diferencial inovador. O objetivo é entregar cuidados mais eficientes por meio do mapeamento automático de processos assistenciais e serviços de apoio. A plataforma permite analisar um grande conjunto de dados provendo informações ágeis para melhoria e tomada de decisão. A UpFlux automatiza a verificação de conformidade nas linhas de cuidado, monitorando a adesão aos protocolos, suportando a gestão da qualidade e segurança do paciente. Associada à ACATE, a Upflux faz parte da Vertical Saúde e é a sexta empresa da série Pílula do Conhecimento.

Aplicada na indústria automotiva da Europa, a Mineração de Processos é relativamente nova no Brasil e surgiu da junção da inteligência artificial com a gestão de processos, como explica o co-founder da Upflux, Cleiton Garcia. A partir desta tecnologia, os hospitais e operadoras podem monitorar a qualidade e a eficiência das linhas de cuidado, inclusive de forma remota. A tecnologia aumenta a visibilidade gerando modelos para um diagnóstico fiel da realidade do processo, como “raio-x” dos seus processos. Tudo isso funciona com base em conectores prontos para os sistemas existentes dentro do hospital ou operadora de plano de saúde.

Cleiton explica que é realizado um mapeamento automático de tudo o que acontece dentro de um hospital ou de uma operadora de plano de saúde, por exemplo. “Tudo é mostrado da maneira muito amigável. Assim como o app Waze identifica as melhores rotas e evita vias congestionadas, a Upflux mostra um mapa do processo identificando padrões, desvios e gargalos. As análises são realizadas a partir de perspectivas de serviços consumidos, tempos de espera e ofensores de custo. Sabemos que os processos nem sempre são seguidos no dia a dia, ainda mais na área de saúde que possui o uso intenso de conhecimento para tomadas de decisões clínicas, e cada paciente é tratado como único. Por isso, entendemos que a transparência e identificação de padrões mais eficientes são os grandes diferenciais trazidos por nossa solução”, reforça. 

A Upflux é uma das 37 empresas de tecnologia com soluções voltadas para a Saúde, que fazem parte da Vertical Saúde, da ACATE. São produtos e serviços em 14 áreas de atuação, entre elas, diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia, sistemas para laboratórios médicos, entre outras soluções.

Conheça mais sobre a Upflux e a solução tecnológica oferecida: