Ministro Mangabeira Unger visita setor tecnológico de SC
No período da tarde, o ministro irá conhecer o setor tecnológico de Florianópolis e visitar algumas empresas catarinenses, que são referências nas áreas que atuam: a Audaces, que desenvolve softwares e equipamentos para o segmento têxtil; a Pixeon, desenvolvedora de softwares para imagens médicas; e a Arvus, que atua com sistemas de agricultura de precisão. Unger conhecerá também o projeto Talentos para a Indústria, mantido pelo SESI-SC em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).
O ministro, que é formado em Direito e professor na Universidade de Harvard (EUA), terá às 15 horas um encontro com lideranças empresariais e acadêmicas ligadas ao segmento de tecnologia no Estado. O objetivo é que o setor apresente propostas e ideias que visam o desenvolvimento do setor tecnológico do Estado e do país. "Queremos que estes pleitos estejam alinhados com as ações de curto, médio e longo prazo do Governo Federal em Santa Catarina", explica Rui Gonçalves, presidente da ACATE, que será a entidade anfitriã do evento, juntamente com o Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (CETIC-SC).
Entre os pleitos do setor estão recursos para fomentar a capacitação de mão-de-obra do setor, um dos principais gargalos para o seu crescimento, além de programas que incentivem jovens a seguir carreira no segmento. Outra necessidade está no apoio do Governo Federal, por meio de suas agências de promoção e de fomento, na capacitação das empresas para atuarem no mercado externo, com exportação de software, serviços e equipamentos. Ações voltadas para o desenvolvimento das empresas e do setor serão encaminhadas em documento dirigido ao ministro.
A agenda de Unger no setor de tecnologia foi viabilizada com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e da Diretoria de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. O encontro das lideranças com o ministro Mangabeira Unger será no Auditório da ACATE, em reunião somente para convidados.