MPS.BR atinge a marca de 400 avaliações MPS de Software (MPS-SW)
O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr), atingiu em outubro a expressiva marca de 400 avaliações MPS de Software (MPS-SW). Apenas nos últimos 12 meses, foram realizadas 100 avaliações MPS-SW.
O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr), atingiu em outubro a expressiva marca de 400 avaliações MPS de Software (MPS-SW). Apenas nos últimos 12 meses, foram realizadas 100 avaliações MPS-SW.
A 400ª avaliação MPS-SW foi obtida pela paranaense Sinetic, com o apoio do SENAI e do SEBRAE de Londrina. “Os processos de qualidade estavam embarcados em todas as atividades da companhia desde a etapa de construção de nosso plano de negócios. Mesmo com apenas seis meses de atividades, concluímos em apenas 60 dias as etapas para a adoção do modelo MPS, o que comprova a assertividade dos objetivos relacionados à qualidade dos produtos e serviços que entregamos. A conquista da avaliação no nível G foi fundamental para a validação de nossa estratégia, indicando o caminho a seguir para alcançar os demais níveis do modelo e fortalecer nosso diferencial competitivo, já reconhecido por grandes companhias”, analisa Ney José Justus Prestes, gerente de Operações da Sinetic.
Com foco nas pequenas e médias empresas – mas também adotado pelas grandes – e atuando em todas as regiões do país, o modelo MPS de Software (MPS-SW) está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software e 15504 – Avaliação de Processo, é compatível com o modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration, e adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das empresas de software.
“Houve ao longo dos últimos anos um aumento expressivo da visibilidade do modelo MPS e uma crescente aceitação e reconhecimento internacional como modelo de qualidade. Trata-se de uma iniciativa que vem contribuindo de forma decisiva para promover a melhoria de processos de software seguindo os padrões de qualidade aceitos internacionalmente em organizações dos mais diversos portes”, analisa José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade da SOFTEX.
Em setembro deste ano, foi efetuada também a primeira avaliação MPS de Serviços (MPS-SV). O projeto-piloto envolveu o serviço de help desk da empresa S2IT Solutions, de Araraquara, e contribuiu para a melhoria de seus processos (process improvement) e do desempenho nos seus negócios (business performance). “Essa conquista pioneira nos dá a certeza de que estamos trabalhando no caminho certo para sermos cada vez mais eficientes na prestação de serviços aos nossos clientes", comenta Renato Bolzan, diretor de Operações da S2 IT.
“Uma grande contribuição do modelo MPS ao longo dos anos tem sido a melhoria dos processos de software e, de agora em diante, também será a melhoria dos processos de serviços. Com o modelo MPS, o Brasil passou de importador de tecnologia para desenvolvedor de tecnologia nesta área, por meio de uma ação conjunta da Tripla Hélice (Governo, Indústria e Academia), contribuindo para a alavancagem da inovação e o aumento da competitividade das empresas de software e serviços de TI”, conclui José Antonio Antonioni.