Destaques

08/jan/2021

Oria Capital anuncia aporte de R$ 40 milhões na Knewin, maior PRTech da America Latina 

Negócio representa o primeiro investimento do Fundo Oria Tech III na tese de PRTech. Associada à ACATE, Knewin foi graduada do MIDITEC 

Focada em investimentos B2B Tech, a gestora de private equity Oria Capital anuncia o aporte de R$ 40 milhões na Knewin, maior PRTech da América Latina, líder em soluções para relações públicas e marketing. O negócio é o terceiro realizado pelo Fundo Oria Tech III, cujo portfólio deve ser composto por 6 a 8 empresas de tecnologia enterprise, e representa o primeiro investimento do fundo na tese de PRTech. Fundada em Florianópolis em 2011, a Knewin é associada à ACATE e foi graduada do MIDITEC, programa da Associação em parceria com o SEBRAE

Com mais de R$ 1 bilhão de ativos sob gestão (AUM), a Oria possui um plano de atuação na criação de valor para a Knewin em linha com os projetos do portfólio do fundo como um todo. O plano inclui uma transição de mentalidade de Early Stage para Growth – que envolve implementação e melhoria de práticas de Governança (ESG), bem como processos relativos à jornada de clientes, estratégia de expansão orgânica e via aquisições, entre outras frentes.

“Em um cenário de acesso restrito às fontes de mídia locais e tradicionais e dificuldades de se replicar as tecnologias de monitoramento para outros idiomas, os competidores internacionais não conseguem penetrar significativamente na indústria local de relações públicas. Por isso, apostamos muito no crescimento e expansão da Knewin neste setor”, avalia Jorge Steffens, sócio-fundador da Oria Capital. 

“A Knewin é um player único, com uma plataforma de tecnologia ímpar em uma indústria de relações públicas altamente fragmentada e de mão-de-obra intensiva, sem um líder regional claro. O setor está maduro para a consolidação na América Latina”, complementa Steffens.

O investimento será majoritariamente destinado para aquisições, além de recursos destinados para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), novas soluções e incremento do uso de inteligência artificial no portfólio. 

“O setor de PRTech no Brasil e na América Latina está em desenvolvimento, quando comparado com os mercados europeu ou dos Estados Unidos, por exemplo. A Knewin tem foco em acelerar este crescimento para apoiar as empresas com as melhores soluções de tecnologia para marketing e comunicação”, afirma Lucas Nazário, CEO da Knewin.

A Oria terá presença e relevância na tomada de decisão pelo Conselho de Administração – por meio de um membro representando a Oria e outro membro independente, indicado pela Oria.

“A entrada da Oria sustentará o próximo ciclo de crescimento da Knewin, garantindo novas aquisições para consolidação do setor de PRTech da América Latina, implementação de um vasto roadmap de soluções baseadas em inteligência artificial e fortalecimento da nossa liderança de mercado”, complementa o CEO da Knewin.

Com quase 10 anos de atuação, a Knewin oferece um portfólio completo de soluções de business intelligence e data analytics. Somente na frente de imprensa, monitora mais de 1 milhão de veículos. Além disso, também tem foco em monitoramento de redes sociais e análise de concorrência e de reputação de marca. 

 

Sobre a Oria Capital

Fundada em 2009, a Oria Capital é uma gestora de private equity focada em tecnologia B2B, cuja missão é multiplicar conhecimento, a fim de criar perenidade nos negócios e inovação no mundo. Com mais de R$ 1 bilhão de ativos sob gestão (AUM) e um histórico de 25 anos de experiência nos ramos de empreendedorismo e operacional de tecnologia, a Oria possui a certificação B Corporation (“B Corp”), sendo a única companhia de private equity B2B Tech no mundo a atingir tal reconhecimento. 

A Oria pretende contribuir para uma realidade mais sustentável por meio de seus investimentos de alto potencial de impacto. Para isso, impulsiona desenvolvimento de companhias locais líderes em suas indústrias, que tenham compromisso com a geração de emprego de alta qualidade e inclusão social. Com isso, a Oria já liderou 40 transações em tecnologia – movimentando mais de R$ 2 bilhões na América Latina –, incluindo IPO’s, follow-on’s e M&A’s.

 

Sobre a Knewin

Fundada em Florianópolis em 2011, a Knewin tem como missão democratizar o acesso à informação a partir de tecnologia de ponta. A maior empresa em faturamento de PRTech da América Latina é responsável por desenvolver soluções de monitoramento de notícias e de redes sociais para cerca de mil clientes de vários segmentos, incluindo comunicação e marketing, em quatro países. A Knewin tem uma estratégia de crescimento consistente e já fez dez aquisições desde 2016 (Informa Brasil, Zubit, Oficina de Clipping, Myclipp, DataClip, Editorial Link, Varjão Clipping, Monitori, MITI e Plugar), que ajudaram na construção de um portfólio ainda mais robusto.