Parceria entre UFSC e ACATE viabiliza projeto de educação complementar em robótica - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias ACATE

ACATE

19/dez/2023

Parceria entre UFSC e ACATE viabiliza projeto de educação complementar em robótica

As aulas foram oferecidas pela graduação em Engenharia Elétrica a alunos do Ensino Médio de uma escola pública; modelo deve ser aplicado em novas edições do curso
As aulas de robótica foram oferecidas pela UFSC em parceria com a ACATE em uma escola pública; modelo deve ser aplicado em novas edições.

Organizado pela Vertical Energia e vice-presidência de Talentos da ACATE em parceria com o PET EEL (Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ocorreu em dezembro o último encontro da primeira edição do Projeto Florescer. Com a iniciativa, estudantes bolsistas da universidade oferecem aulas de robótica para alunos de escolas públicas do Ensino Médio de Santa Catarina. O projeto é um piloto de um programa que deverá acontecer outras vezes para alcançar o maior número de pessoas possível em uma educação tecnológica inclusiva e que incentive a formação de talentos especializados no setor.

Wilian Zanatta, diretor da Vertical de Energia da ACATE, conta que nesta edição aconteceu com a Escola Prefeito Leopoldo José Guerreiro, de Bombinhas. “Nós apoiamos um curso complementar com desenvolvimento técnico e eletroeletrônica, em que os alunos da graduação criaram uma grade com oito aulas, mantendo essa parte de robótica. E a ideia é manter essa relação entre universidade, escola pública e ajudar a levar conhecimento para essas instituições de ensino. Então, os alunos desenvolveram o curso com apoio do orientador e a associação e os empresários doaram transporte e equipamentos para o curso”.

O Florescer foi organizado para oferecer formação a 12 alunos que estão no 1° e 2° ano do Ensino Médio. No total, ocorreram oito encontros remotos e presenciais em Bombinhas e Florianópolis. As duas primeiras semanas foram teóricas, construídas de forma a atrair a atenção dos alunos. Depois, eles puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em atividades que culminaram no desenvolvimento de projetos de robótica: eram três grupos, cada um responsável por criar um carrinho. O último e oitavo encontro, realizado em visita da turma à UFSC, foi de apresentação das criações em uma competição de robótica. As aulas desta edição aconteceram entre 24 de outubro e 06 de dezembro de 2023.

Felipe Meier Martins, bolsista do PET EEL UFSC e coordenador das atividades de extensão, estudante da UFSC e bolsista do Florescer, explica que o cronograma foi elaborado de forma cuidadosa. “Isso não apenas proporcionou um rico aprendizado em robótica, mas também estimulou a criatividade, a colaboração e o espírito competitivo dos participantes, resultando em uma experiência enriquecedora e memorável para todos os envolvidos”.  Sobre a relação dos alunos do ensino superior e médio, complementa: “Acreditamos que estamos cumprindo nosso dever ao mostrar os meios e facilidades que a universidade pode oferecer para diversos alunos, além de mostrar que o ambiente da universidade federal é público e que todos que tem interesse em se aperfeiçoar são bem-vindos”.

O professor e orientador do laboratório maker da Escola Prefeito Leopoldo José Guerreiro, Djalmo Manfredi Medeiros, avalia que o Projeto Florescer acontecer em parceria com uma universidade pública e federal traz para os alunos novas perspectivas de futuro. “Quando a gente fala de educação tecnológica, estamos falando de transformação. Na maioria dos casos na nossa escola, os alunos não visualizavam a possibilidade de uma carreira profissional dentro da área de tecnologia. A partir desta prática de ensino de robótica passam a visualizar até mesmo o mercado de trabalho de uma forma diferente. A educação tecnológica é também inclusiva porque tem um papel de transformação e inclusão social”.  Agora, segundo o professor, todos os alunos do Florescer perspectivam uma formação superior de qualidade.

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

Associe-se à ACATE com condições especiais neste fim de ano!

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700