Pesquisa aponta que 97% dos consumidores leem reviews online sobre empresas antes da compra - Acate
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • História
    • Diretoria e Conselhos
    • Equipe
    • Relatório de Atividades
    • Centros de Inovação
    • Patrocinadores Institucionais
    Siga nossas redes sociais
  • Associados
  • Programas
    Programas Acate
    • Innoway ACATE
    • ACATE INTERNATIONAL
    • LINK LAB
    • MIDITEC
    • Business Verticals
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Conectividade & Cloud
      • Construtech
      • Education
      • Energy
      • Fintech
      • Gaming
      • Health Care
      • Manufacture 4.0
      • Security
    • RIA – REDE DE INVESTIDORES ANJO
    • Tematic Groups
      Ver Todos >
      • Internationalization
      • Investments
      • Women Acate’s
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • Educação
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Investimentos
      • Mulheres Acate
      • RIA – Rede de investidores anjo
    • MIDITEC
    • LinkLab
    • ACATE Startups
    • Veja todos os programas
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Contato
  • Vagas
Login Associe-se
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Projetos
  • Notícias
  • Agenda de Eventos
  • Blog da ACATE
  • Atestados de Exclusividade
  • Publique sua Vaga
Siga nossas redes sociais
Você está em:  Início Notícias Ecossistema

Ecossistema

14/Jun/2017

Pesquisa aponta que 97% dos consumidores leem reviews online sobre empresas antes da compra

Os reviews podem ser um grande aliado das empresas que fazem a gestão dos mesmos.

Você já pediu ou deu opinião sobre um produto, serviço ou local para outra pessoa? Essa prática é muito comum e traz mais segurança na hora da compra. Na hora de montar um roteiro de viagem ou escolher um restaurante, as sugestões de amigos e familiares são sempre valorizadas.

 

Você já pediu ou deu opinião sobre um produto, serviço ou local para outra pessoa? Essa prática é muito comum e traz mais segurança na hora da compra. Na hora de montar um roteiro de viagem ou escolher um restaurante, as sugestões de amigos e familiares são sempre valorizadas.

 

Contudo, as recomendações tomaram uma dimensão muito maior com o crescimento da internet. É possível saber as opiniões de consumidores do mundo inteiro sobre determinado estabelecimento apenas com uma pesquisa breve em sites ou aplicativos. Essas avaliações online são chamadas de reviews.

“As avaliações online (reviews) possibilitam que todos os consumidores compartilhem suas experiências, sejam positivas ou negativas. É uma forma de publicidade totalmente grátis, feita pelos clientes sem cobrar nada por isso. Além disso, os reviews constroem confiança, reputação e credibilidade, pois as pessoas confiam no que os consumidores comentam e tomam decisões a partir disso” explica Santiago Edo, CEO e Fundador da Reviwer, startup catarinense especializada em gestão de reviews e reputação online.

 

De acordo com pesquisas da Bia Kelsey, 97% dos consumidores dizem que leem reviews online sobre empresas. O Marketing Land afirma que 90% das avaliações positivas influenciam na decisão de compra. Já na apuração do Search Land, 72% dos clientes dizem que reviews positivos os fazem confiar mais no estabelecimento.

 

Além de trazer diversos benefícios para os consumidores, os reviews podem ser um grande aliado das empresas que fazem a gestão deles. Uma avaliação online positiva sobre a empresa pode ajudar a aumentar o faturamento do negócio, enquanto uma negativa contribui na perda de clientes. A Harvard Business School afirma que uma estrela a mais em um site como Trip Advisor, por exemplo, pode representar um faturamento de 5% a 9% maior. As opiniões dos clientes também podem auxiliar nas melhorias dos serviços oferecidos.

 

Fazer a gestão dos reviews de forma manual é bastante trabalhoso para inserir na rotina da empresa. Os profissionais teriam que abrir todos os sites de avaliações e ler cada um dos reviews, separando os positivos e negativos, anotando pontuações e organizando planilhas.

 

Foi pensando nisso que a Reviewr, primeira startup de Gestão de Reviews brasileira, criou um processo chamado Customer Review Intelligence (CRI). Por meio desse serviço, a startup entrega para os seus clientes uma completa análise da sua reputação online, tudo baseado nos reviews que o estabelecimento possui em sites como Trip Advisor, Foursquare, Google, Facebook, Guia Mais e Yelp. O software também entrega inteligência competitiva para os estabelecimentos, como palavras mais citadas, análise de sentimentos, comparação das avaliações dos principais concorrentes, entre outros indicativos, sempre com foco no aumento da pontuação do local (mais estrelas) nos sites de reviews.

 

“Com uma gestão bem planejada por uma empresa capacitada para isso, os estabelecimentos poderão aumentar a satisfação e fidelização dos clientes, engajar e transformá-los em propagadores da marca. Os reviews são uma fonte inesgotável de inteligência, tudo que temos a fazer é passar a ter controle sobre eles”, explica Santiago.

 

A startup catarinense está entre as cinco selecionadas para o programa de pré-incubação do MIDI Tecnológico, incubadora fundada e mantida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae/SC.

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700
Pesquisa aponta que 97% dos consumidores leem reviews online sobre empresas antes da compra - Acate
Diga Olá
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Continuar e fechar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SAVE & ACCEPT