ACATE

08/abr/2020

Plataforma tem como propósito ser agente de transformação na busca pela erradicação do diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Solução de startup incubada do MIDITEC realiza a análise por meio de inteligência artificial, chatbot, rastreamento ocular e neurociência

Imagina como seria se pudesse diagnosticar, precocemente, os casos de Transtorno do Espectro Autista? Foi pensando nisso que nasceu a inovação da CogniSigns, startup de impacto social que tem o propósito de erradicar o diagnóstico tardio do TEA no Brasil e no mundo. A CogniSigns é uma das empresas incubadas do MIDITEC, programa gerido pela ACATE com o apoio do SEBRAE/SC.

A solução utiliza inteligência artificial, chatbot, rastreamento ocular e neurociência para realizar a triagem e apoiar o diagnóstico e tratamento, oferecendo o resultado aos pais, responsáveis, profissionais de saúde e organizações. O objetivo é apoiar a busca pela inclusão social e funcional de todos na sociedade. 

De acordo com os fundadores da CogniSigns, Leandro Mattos e Andressa Roveda, a plataforma chamada V.E.R.A. (Virtual Empathic Robot Assistant), vai em busca das crianças que não têm acesso à triagem do TEA em escolas, creches e empresas onde os pais trabalham. “Assim será possível dar esperança a milhões de pessoas, a serem adultos funcionais e inclusos na sociedade. Nós não aguardamos o paciente no consultório, nós levamos parte do consultório até ele, digitalmente”.

Com as inovações tecnológicas na área da saúde, estão surgindo novas formas de diagnóstico, atendimento e acompanhamento aos pacientes.

Assista ao vídeo da série Pílulas de Conhecimento da Vertical Saúde, e saiba mais sobre a solução da Cognisigns.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

De acordo com dados de 2010 da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 110 pessoas são portadores do Transtorno do Espectro Autista. No mundo, são cerca de 70 milhões de pessoas e, desse total, 2 milhões estão no Brasil, entretanto apenas 3 mil (0,15%) recebem a devida assistência.