Prêmio ABII 2021: seis cases vão se apresentar em live; três serão classificados para a final
Hedro, Omron, Selettra, I3C, Tupy e Erzinger são as empresas que tiveram os cases selecionados entre os inscritos na primeira rodada do Prêmio ABII 2021. O prêmio, realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), é reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Em sua 4ª edição, funciona como um palco para as empresas mostrarem seus projetos ao mercado e está alinhado com a missão da entidade, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil.
“Parabenizamos as empresas que inscreveram seus cases apoiando o Brasil na aceleração da adoção da indústria 4.0. É fantástico estar envolvido e verificar os excelentes projetos e soluções construídas e os ganhos apresentados. O propósito da ABII é justamente fomentar e divulgar todo o potencial que esses avanços trazem na produtividade e nos investimentos no País” destaca o diretor da ABII, Marcelo Gramigna.
As apresentações dos seis cases selecionados na primeira rodada ocorrem em live no dia 4 de agosto, às 17 horas, com transmissão nos canais do YouTube e LinkedIn da ABII e participação aberta ao público e gratuita para quem tiver interesse. Neste dia, o júri irá definir três cases para a grande final do prêmio no dia 27 de outubro. Todas as etapas do Prêmio ABII 2021 estão sendo realizadas de forma online.
“O Prêmio ABII vem a cada ano se consolidando e se firmando como referência em cases que mostram como a transformação digital vem mudando os negócios e gerando novas oportunidades. Nesta live teremos seis grandes exemplos. As experiências destas empresas podem inspirar novas oportunidades também para o seu negócio”, destaca Fabrício Petrassem Sousa, líder do GT Negócios, que irá conduzir as apresentações na live.
Neste ano, a grande novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 e não apenas para as empresas associadas. As inscrições para a 2ª rodada estarão abertas de 4 de agosto a 3 de setembro. Ao final da rodada outros três projetos serão classificados. A grande final, com apresentação de seis cases finalistas, ocorre no dia 27 de outubro. Nas etapas classificatórias haverá um time de jurados internos. Na etapa final, o time de jurados será externo e sem relação com a ABII.
A 1ª edição do Prêmio ABII foi realizada no ano de 2017 e teve a Embraco (hoje Nidec) como vencedora com o case “diili ‐ plataforma de serviços para refrigeração comercial, através da aplicação de IoT”. A 2ª edição, em 2019, teve a Pollux como vencedora com o projeto “Linha de e-commerce para preparação de pedidos customizados” (desenvolvido para a Dolce Gusto/Nestlé). A 3ª edição, em 2020, também teve a Pollux como vencedora com o projeto “Logística 4.0” (desenvolvido para a tinturaria Florisa). No ano de 2018 foi realizado um desafio que substituiu o prêmio, utilizando um modelo de formação de times compostos por diferentes empresas associadas.
Cases que irão se apresentar na live de 4 de agosto, em ordem definida por sorteio:
1- “Predição de falhas no processo de laminação com monitoramento de dados em tempo real”, da Hedro;
2- “PoC Móvel”, da Omron;
3- “IOT na robótica móvel como serviço”, da Selettra;
4- “Soluções aplicadas na Transformação Digital de uma Industria de Alimentos”, da I3C;
5- “Transformação Digital”, da Tupy;
6- “Solução em linha contínua de pré-tratamento e pintura com realidade aumentada”, da Erzinger.
Quem serão os jurados da primeira rodada do Prêmio ABII
1- José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII e diretor da Pollux Part of Accenture;
2- Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII e pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser de Joinville e professor da divisão de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
3- Marcelo Gramigna, diretor da ABII e Product Manager do segmento manufatura da TOTVS;
4- Claudio Henrique Goldbach, diretor da ABII e CEO da TERMICA Solutions.
Critérios de avaliação
1- Facilidade de aplicabilidade no mercado;
2- Se gerou novo negócio para empresa ou mercado;
3- Quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas;
4- Pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos;
5- Amplitude de atendimento para empresa ou sociedade;
6- Escalabilidade;
7- Clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido;
8- Indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos;
9- Case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil;
10- Grau de inovação.
Serviço
O QUÊ: live de apresentação dos cases selecionados na 1ª rodada do Prêmio ABII 2021
QUANDO: 4 de agosto, às 17 horas
COMO: no canais do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jLa87d_cspg) ou do Linkedin (https://www.linkedin.com/company/abii—associação-brasileira-de-internet-industrial)
Sobre a ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.