Destaques

16/mar/2020

Previdência privada garante futuro estável e com qualidade de vida

Superintendente da PREVISC, Regidia Frantz, explica os benefícios e modalidades de investimento

Não é novidade para ninguém: o brasileiro ainda tem dificuldade quando o assunto é poupar dinheiro. De acordo com números do relatório divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), 40% dos brasileiros não economizam nenhuma quantia. 

A prática está relacionada à falta de educação econômica e ao momento de crise vivido no país. Por isso, investir em uma previdência privada pode ser o primeiro passo para garantir um futuro seguro e estável. 

Acompanhe a entrevista com a superintendente da PREVISC, Regidia Frantz, e conheça os benefícios e modalidades de investimento.

ACATE Por que uma empresa associada à ACATE deve oferecer o INDÚSTRIAPREV para os seus colaboradores? O que a empresa e os colaboradores ganham com isso?

Regidia – Oferecer um plano de previdência é uma forma de a empresa mostrar que se preocupa com o bem-estar do colaborador. Afinal, é um investimento para garantir qualidade de vida no futuro.

Sabemos que a aposentadoria pelo INSS não será suficiente para proporcionar um padrão de vida confortável lá na frente. O histórico de crises econômicas nos mostram que poupar tem sido cada vez mais importante para garantir estabilidade financeira e se precaver de imprevistos que possam surgir.

Além disso, o INDÚSTRIAPREV se destaca no mercado como um plano de previdência moderno e flexível. O benefício é personalizado de acordo com as características e capacidade financeira das empresas: a organização escolhe se contribui junto ou não ao colaborador. O plano é isento de encargos sociais e trabalhistas sobre o valor investido pela empresa. Proporciona, ainda, dedução no Imposto de Renda para as empresas que utilizam a modalidade lucro real, conforme a Lei nº 9.532/97.

Os colaboradores também contam com inúmeras vantagens. Uma delas é a flexibilidade para definir os valores de contribuição e como deseja receber o benefício. Há a possibilidade de escolher entre três perfis de investimentos, de acordo com a tolerância ao risco. Vale destacar que toda a rentabilidade adquirida com os investimentos é creditada ao saldo de conta do colaborador, que pode deduzir as suas contribuições da base de cálculo do imposto de renda, até um limite de 12%. Os familiares em até 3º grau dos colaboradores também podem fazer um plano de previdência, com todas essas vantagens.

ACATEQuais são as vantagens de fazer um planejamento financeiro a longo prazo?

Regidia – Além de garantir uma reserva segura para o futuro e situações inesperadas, um planejamento financeiro a longo prazo proporciona a realização de sonhos e objetivos, que muitas pessoas podem considerar impossíveis. Qual o valor total necessário para concretizar o projeto, quanto é preciso economizar por mês e quanto tempo será necessário para levantar o dinheiro. Planejando cada etapa, torna-se mais viável realizar.

Um planejamento a longo prazo também propicia o desenvolvimento de hábitos financeiramente saudáveis, como controlar compras por impulso, pesquisar preços e encontrar formas de investir os recursos.

ACATE – Qual a vantagem de fazer uma previdência privada, comparada em aplicar dinheiro na poupança ou outros tipos de investimento?

Regidia – A longo prazo, a previdência complementar é o melhor investimento a se fazer. A PREVISC busca diversificar suas aplicações para que seja possível obter um retorno adequado, com menos riscos.

Em geral, os recursos são aplicados em renda fixa (títulos públicos e privados), renda variável (ações), investimentos estruturados (juros, ações, moedas), investimentos no exterior e empréstimos. Essa diversificação tem apresentado resultados mais atrativos do que a poupança e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O plano INDÚSTRIAPREV tem o diferencial em oferecer três tipos de perfis de investimentos, com possibilidade de troca uma vez por ano. Em 2019, os três perfis apresentaram excelentes resultados. A rentabilidade do perfil conservador, indicado para que tem pouca tolerância ao risco, foi de 9,68% (162% do CDI). Já o perfil moderado apresentou retorno de 13,57% (228% do CDI) no ano. O perfil arrojado, indicado para quem tem mais tolerância ao risco, apresentou um excelente retorno: 17,83% (299% do CDI).

ACATE – Quais dicas podem contribuir com a saúde financeira familiar?

Regidia – A primeira dica é ser organizado(a): faça uma planilha e anote tudo o que entrar e sair de renda. A segunda é prever os gastos possíveis, como IPTU, material escolar e já separar o dinheiro para essas despesas. A terceira é avaliar as ofertas, controlar os impulsos e pesquisar os produtos/serviços que procura em sites e lojas. A quarta dica é fugir do cheque especial e evitar o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito. Por último, mas não menos importante: faça um planejamento financeiro. Ele auxiliará não só em caso emergências, mas irá garantir um futuro tranquilo.

Quer saber mais sobre o INDÚSTRIAPREV? Clique aqui e confira o passo a passo para oferecer esse benefício na sua empresa.