Programas de formação de talentos da ACATE já impactaram mais de 55 mil pessoas - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias ACATE

ACATE

04/set/2025

Programas de formação de talentos da ACATE já impactaram mais de 55 mil pessoas

Série de parcerias estratégicas tem contribuído para a formação e qualificação de profissionais e do ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina
Série de parcerias estratégicas tem contribuído para a formação e qualificação de talentos e do ecossistema de inovação de Santa Catarina

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) acaba de alcançar um marco histórico: mais de 55 mil pessoas foram impactadas por 36  iniciativas de formação de talentos promovidas ou apoiadas pela entidade em quatro anos e meio. O número é resultado de uma série de parcerias estratégicas, com organizações educacionais, empresas e poder público, voltados para capacitar profissionais e suprir a demanda por talentos no setor de tecnologia em Santa Catarina.

Um dos profissionais impactados pelos programas de formação de talentos é o estudante de Design de Produto Tallys Camargo Nascimento, 32 anos, hoje auxiliar de edição e criação de mídia audiovisual na Semente Negócios, empresa associada à ACATE. Em 2023, Tallys participou de um curso promovido pelo CPDI, organização parceira da Associação, e encontrou, por meio da indicação do projeto, a oportunidade de ingressar no mercado. Morador de Florianópolis, Tallys conta que o curso colaborou não apenas no desenvolvimento técnico, mas principalmente na evolução de suas soft skills. “Liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos estiveram entre as competências mais fortalecidas. Se você é dedicado, consegue aprender as hard skills sozinho, mas certas coisas só vêm com a prática e com o convívio em equipe”, afirma.

Mais um exemplo dessa transformação é o de Laís Becker, 24 anos, moradora de Joinville, formada pelo programa DEVinHouse, em 2024. Menos de um ano após concluir o curso, iniciou a carreira como Desenvolvedora Fullstack na empresa Clamed, também associada à ACATE. Laís conheceu a iniciativa por indicação de um amigo e decidiu se inscrever motivada pela possibilidade de transição profissional. “O conteúdo era denso e altamente técnico. Não imaginei que conquistaria uma nova profissão tão rápido. A metodologia e a didática dos professores foram determinantes para o meu aprendizado”, relata.  Para ela, o programa não apenas proporcionou conhecimento, mas ampliou sua visão sobre desenvolvimento contínuo e aplicação prática das habilidades adquiridas.

Evolução do ecossistema

Programas como Jovem Programador, DEVinHouse, Prototipando a Quebrada (PAQ), Dev the Devs e Floripa Mais Tec, entre outros, detalhados abaixo, têm papel central nesse cenário. Em parceria com organizações públicas, privadas e do terceiro setor, a ACATE vem criando oportunidades para jovens e adultos se qualificarem em áreas de alta demanda, conectando-os diretamente com empresas que buscam novos talentos.

“O marco de 55 mil pessoas alcançadas vai muito além de um número, ele simboliza sonhos que se transformaram em oportunidades reais. Representa profissionais mais preparados para ocupar vagas estratégicas oferecidas pelo pujante setor de tecnologia de SC. Quando unimos esforços coletivos em programas como esses, estamos gerando inclusão, empregabilidade e fortalecendo a produtividade que sustenta o nosso ecossistema de inovação”, afirma Moacir Marafon, Vice-Presidente de Talentos da ACATE. “O mais inspirador é que, em um setor como o de tecnologia, muitas dessas pessoas não apenas encontram empregos, mas também descobrem caminhos para empreender e criar novas soluções que transformam a sociedade”, completa.

Entre as histórias transformadoras também está a do estudante Antonio Santiago Ziliotto Martinez, que participou do programa Floripa Mais Tec, em 2024. Diagnosticado com câncer de tireoide e linfoma aos 16 anos, ele encontrou no aprendizado uma motivação extra para enfrentar o tratamento. “O Floripa Mais Tec foi um incentivo para continuar. Eu não podia ir à escola por causa da quimioterapia e da imunidade baixa, então o curso se tornou um espaço de propósito e evolução”, diz.

Com o apoio da família e da comunidade do programa, Antônio vê a experiência como o início de uma nova jornada profissional. “Foi o melhor primeiro passo que poderia ter acontecido, porque também é sobre dificuldades, é sobre o caminho, é sobre a batalha. Chegar ao final do curso foi um sentimento de missão cumprida”, comemora.

Mais do que suprir as demandas do mercado de tecnologia, os programas apoiados e realizados pela ACATE geram impacto real na trajetória de milhares de pessoas, transformando histórias e fortalecendo o setor. O compromisso da entidade é seguir expandindo o alcance dessas iniciativas, garantindo que Santa Catarina mantenha sua posição de referência em inovação no Brasil.

Celebrando a formação de talentos para a era digital

Em comemoração ao marco de 55 mil pessoas impactadas, 20 alunos que passaram por programas apoiados pela ACATE foram convidados a participar do Startup Summit 2025, em Florianópolis (SC), tendo a oportunidade de interagir com grandes players presentes, se conectar com empresas e assistir a palestras da programação desse encontro de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A Coordenadora de Programas e Projetos do Centro Cultural Anastácia, Tamiris Moreira Espíndola, ressalta que a parceria com a ACATE ajuda a transformar vidas e que a presença de alunos no evento foi gratificante. “A participação de estudantes no Startup Summit foi muito positiva. As meninas do Centro Cultural Anastácia viram diversas mulheres palestrando e se inspiraram, entendendo que elas também podem vir a ser empreendedoras e mulheres capazes de transformar a vida de outras pessoas também”. Ela acrescenta que “o Centro Cultural Anastácia tem a proposta de trabalhar com jovens de 14 a 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. A tecnologia estava muito distante da realidade desses estudantes, mas a aproximação deles com esse mundo, abre horizontes e dá novas visões de mundo, ofertando perspectivas de vida.”

Após o evento, os jovens e adultos, junto aos coordenadores dos projetos, também foram convidados a visitar o Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis, na última quarta-feira (3). Além dos alunos do Centro Cultural Anastácia, também participaram estudantes dos programas Floripa Mais Tec (realizado em parceria com ACATE, Sebrae, Senai e Prefeitura de Florianópolis), Jovem Programador (parceria Seprosc e Senac), Eliti (Escola de Líderes em Tecnologia da Informação) e CPDI. “Essa rede que a ACATE promove, unindo várias instituições de ensino e programas, faz com que os talentos possam experimentar oportunidades e amadurecerem tanto no processo de formação quanto nas suas escolhas profissionais”, destacou Leila Oliveira Di Pietro, responsável pelos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnicos do Senac/SC, na reunião que apresentou um dos principais ambientes de inovação da capital catarinense aos talentos.

Entre os presentes na visita ao CIA Primavera, também esteve o Diretor-Executivo do CPDI, Heitor Blum, que ressaltou o impacto abrangente da organização que já atua há 24 anos com dedicação à formação de talentos para a tecnologia. “O CPDI atende desde crianças até idosos para que eles conheçam a tecnologia e como ela pode beneficiá-los, tanto individualmente como para o mercado de trabalho”.

Programas de talentos realizados com o apoio da ACATE:

Programas Parceiros
– Aprendendo com I.A CPDI
– Cidadão de Dados Beta Hub Social Good Brasil
– Ciência de Dados Iniciativa da Fundação Telefônica
– Cisco Networking Academy  CISCO LATAM e Senac
– Conexão I.A para Mulheres BrandNexus
– Cursos Técnicos para Ensino Médio  Secretaria Estadual de Educação e Senai
– Dev the Devs BRDE, CAF e Tecnopuc
– Dev for Tech Gama Academy
– DEV TI Fapesc com instituições de ensino superior de SC
– DEVinHouse Senai/SC e ACATE
– Elas no Front  GROWDEV
– Entra21  Polo ACATE-BLUSOFT (Vale Europeu), com apoio da Prefeitura de Blumenau e Governo do Estado de Santa Catarina
– Eu Faço Jogos  CPDI e Instituto Cooperforte
– Floripa Mais Empregos Prefeitura de Florianópolis em parceria com outras organizações
– Floripa Mais Tec Prefeitura de Florianópolis, SENAI/SC, SEBRAE e ACATE
– Formação de Executivos Academia de Negócios FIESC 
– Formação de Jovens  Iniciativa da ELITI
– Google Cloud Google, Movit, Instituições de ensino (IEs) de SC
– Impulsiona SENAI
– Informática Básica Associação Catarinense de Integração aos Cegos
– Informática Básica Fundação Hermon
– Iniciação à Informática Fundação Hermon e Rotary Clube Florianópolis 
– Iniciação à Informática Seara Espírita Entreposto da Fé
– Introdução à Programação CPDI e EBIAS
– Jornada de Aprendizagem  AMMO
– Jovem Programador Seprosc, em parceria com o Senac/SC
– Meu Aplicativo CPDI 
– Oracle Next Education Oracle
– Pode Crer Instituto Vilson Groh
– Proa  Instituto Proa
– Programando o seu Futuro CPDI 
– Projeto Florescer UFSC e Centro Cultural Anastácia 
– Jornada de Imersão Prototipando a Quebrada (PAQ)
– Qualifica Mais Emprega Mais Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
– Ritos de Passagem Centro Cultural Anastácia
– Tectrampo ICOM

 

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

Seja membro do melhor hub de inovação do Brasil

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700