Rastreamento de frutas, legumes e verduras pelo Programa Rama cresce 15% no 3º trimestre, segundo balanço divulgado pela ABRAS
O O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apresentou crescimento de 15% no volume de frutas, verduras e legumes (FLV) rastreados no terceiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Balanço RAMA apresentado dia 8 de novembro, durante a 50ª Convenção ABRAS.
No terceiro trimestre de 2016 foram rastreados 310,1 mil toneladas de FLV ante 269,2 mil toneladas registradas no mesmo período do ano passado, segundo a Paripassu, empresa que faz a gestão técnica do Programa. Lançado em 2012, o Programa RAMA monitora e rastreia no Brasil uma média mensal de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras desde o ano de sua implantação.
"O RAMA já atingiu 852,7 mil toneladas rastreadas em 2016, resultado de um forte trabalho da ABRAS no apoio à redução do consumo de agrotóxicos no País. Nosso objetivo é que mais empresas varejistas se conscientizem da importância do RAMA para os empresários e para os consumidores e, assim, nos ajudem a melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos oferecidos nas lojas de todo o País", afirma Marcio Milan, superintendente da ABRAS, responsável pelo RAMA. O programa conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Análise de resíduo
Até o terceiro trimestre de 2016, o RAMA registrou um índice de conformidade da ordem de 71%, apresentando melhora em relação ao mesmo período do ano anterior, quando era de 63%. As inconformidades se relacionam ao Limite Máximo de Resíduos (LMR), ingredientes Não Autorizados (NA), uma combinação dos dois (LMR+NA) e os ingredientes Proibidos, seguindo nomenclatura utilizada pelo Programa de Análises de Resíduos em Alimentos (PARA), da Anvisa.
Números
O Programa RAMA, de abrangência nacional, conta hoje com a participação de 40 varejos (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil). Confira alguns números:
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40 empresas (redes) varejistas participantes;
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3 associações estaduais atuantes: Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Associação Sergipana de Supermercados (ASES) e Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN);
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81 produtos monitorados (do total de 290 produtos rastreados), constantemente, sendo que o Programa PARA, da Anvisa, estabelece 25 itens para análise).
Grandes empresas como Angeloni, Bistek e Giassi, maiores redes de Santa Catarina, capitanearam a ampliação do programa no estado; mas foi a entrada da Rede Carrefour, em 2015, que deu abrangência nacional ao programa da ABRAS, marcando a adesão individual das empresas.
Mais informações e o balanço completo podem ser conferidos no site da ABRAS.
Segundo o diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, o programa RAMA é fundamental para conscientizar produtores, distribuidores e varejistas a promover o consumo de alimentos orgânicos seguros. “Nós buscamos a redução no uso de agrotóxicos em hortifrutis, mas para isso é necessária a participação de todos os membros da cadeia. Quanto mais evoluirmos na adesão de supermercadistas, fornecedores e produtores, maior será a rede de abrangência”, explicou.
ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking Abras/SuperHiper 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.
Sobre a Paripassu
A PariPassu desenvolve soluções para a rastreabilidade dos alimentos, o controle de qualidade dos produtos e dos processos e os registros de caderno de campo. O objetivo destas soluções é fomentar a cadeia de abastecimento de alimentos frescos por meio da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade nas relações entre os participantes envolvidos.
Fundada em 2005 na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, a PariPassu alinha suas soluções às diferentes realidades do setor produtivo, da distribuição, do varejo e do consumidor de alimentos frescos. Para isso, possui parcerias com entidades como a Global Agricultural Practices (GlobalG.A.P.), Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, PMA (Produce Marketing Association) e IBRAHORT (Instituto Brasileiro de Horticultura). Site: www.paripassu.com.br