Resultados Digitais promove eventos para incentivar o empoderamento feminino
O número de mulheres em cargos de liderança no Brasil subiu de 5% em 2015 para 11% em 2016, de acordo com pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Business, realizada pela Grant Thornton, em 36 países. Também houve queda no volume de empresas no país sem mulheres em cargos de liderança, de 57% para 53%. Apesar da melhora, as empresas brasileiras ainda figuram com uma média geral de 19% de cargos de alto escalão ocupados por mulheres, índice abaixo da média global, de 24%.
O número de mulheres em cargos de liderança no Brasil subiu de 5% em 2015 para 11% em 2016, de acordo com pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Business, realizada pela Grant Thornton, em 36 países. Também houve queda no volume de empresas no país sem mulheres em cargos de liderança, de 57% para 53%. Apesar da melhora, as empresas brasileiras ainda figuram com uma média geral de 19% de cargos de alto escalão ocupados por mulheres, índice abaixo da média global, de 24%.
Para que haja um aumento significativo na equidade das mulheres no mercado de trabalho, muitas empresas e entidades fomentam iniciativas de empoderamento feminino. Entre elas está a Resultados Digitais, empresa líder do mercado latino americano em plataformas de automação de marketing, que conta com 131 colaboradoras em um universo de 374 funcionários. Dentre elas, 16 estão em cargos de liderança dos 51 gestores. Neste final de semana, a empresa fez diversas ações que destacam a importância da mulher no ambiente profissional.
A programação iniciou na sexta-feira, 2, com um seminário voltado para todos os colaboradores que será ministrado pela designer Alda Rocha, sobre empoderamento feminino e mulheres em tecnologia. Alda criou o projeto Codamos, uma plataforma que ajuda mulheres a encontrarem eventos de tecnologia que tenham a ver com seus interesses e perfis. No mesmo dia, a empresa recebeu um grupo de empreendedoras selecionadas pelo projeto Girls in tech para vivenciar um dia de trabalho na Resultados Digitais. Em paralelo, a RD sediou a primeira edição do Rails Girls, evento internacional que promove troca de experiências entre mulheres do segmento de tecnologia de informação e ensina programação na linguagem ruby, que começou na sexta, 2, e seguiu até o sábado, 3, com a participação de cerca de 50 profissionais.
“Vemos importância em eventos para incentivar mulheres na carreira empreendedora e em tecnologia. Contamos com um grupo criado pelas mulheres na RD, o SER – Sororidade, Empoderamento e Respeito, que cria espaços de troca, confiança e apoio mútuo, onde as meninas podem conversar sobre temas como feminismo, empoderamento feminino, entre outros. O grupo é coordenado por um comitê criado pelas nossas próprias funcionárias, que organizam encontros mensais. Nos inspiramos no Lean In da Sheryl Sandberg para estruturar os encontros”, explica a coordenadora da área de Talent Management da Resultados Digitais, Marília Tosetto.
Rafaela Souza trabalha na área de Business Intelligence da Resultados Digitais e é uma das participantes do movimento de empoderamento feminino: “no grupo de conversa com outras mulheres é possível ser a gente mesmo sem deixar de ter voz, pois estamos juntas e temos muitos problemas parecidos. Ver como outra mulher com quem me identifico reage a uma situação é muito inspirador. Vamos construindo juntas ferramentas para ir mais longe nas nossas carreiras e projetos. Isso gera um ciclo positivo na empresa. Mulheres confiantes e independentes também geram uma sociedade mais equilibrada”, afirma.
A empresa vêm se destacando como Melhor Empresa Para se Trabalhar no ranking catarinense Great Place To Work (GPTW), pelo ambiente de trabalho diferenciado, engajamento dos colaboradores e pela motivação constante. A Resultados Digitais, pelo segundo ano seguido, conquista o troféu de primeira colocação entre as médias empresas catarinenses.
Sobre a Resultados Digitais (RD)
A Resultados Digitais é a empresa líder do mercado latino americano em plataformas de automação de marketing. A companhia é desenvolvedora do RD Station, uma plataforma que ajuda pequenas e médias empresas a ampliar a geração de negócios e vendas utilizando ferramentas de marketing digital. O software reúne uma série de soluções de automação de marketing para geração e nutrição de leads, email marketing, gestão de contatos e oportunidades, mídias sociais, otimização de sites e SEO, além de business intelligence e analytics.