SciBiz convoca empreendedores e cientistas para Desafios de Inovação
A SciBiz Conference, evento dedicado à conexão entre ciência e negócios, lançou duas oportunidades para empreendedores e cientistas: a Feira de Startups e os Desafios de Inovação. As iniciativas aproximam os inovadores do mercado e de investidores, e premiam os melhores projetos, e são abertas a todos os participantes do evento.
Desafios de Inovação
Os Desafios de Inovação foram construídos em parceria com as multinacionais Air Liquide e Tereos, que buscam entre empreendedores, cientistas e estudantes soluções de base tecnológica para demandas específicas das empresas. Os melhores projetos serão premiados.
Tereos: predição de incêndios e redução de emissões
A Tereos Açúcar & Energia Brasil busca soluções de (i) predição de incêndios em áreas de mata e agrícolas e de (ii) redução de gases de efeito estufa (GEE) na produção sucroalcooleira. A empresa busca avançar em sua contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os vencedores do desafio poderão realizar um projeto piloto com a empresa.
A Tereos Açúcar & Energia Brasil é uma multinacional francesa, que opera desde a virada do século no Brasil e é uma das empresas líderes do setor sucroenergético nacional, sendo a 2ª maior produtora de açúcar no país.
AirLiquide: solução IoT para controle de vazão de líquidos
A Air Liquide, por sua vez, busca soluções de controle de vazão e temperatura em sistemas de distribuição de líquidos e gases super-refrigerados, integrado com tecnologia sem-fio (Wireless), tanto em um estágio inicial de desenvolvimento quanto aquelas que já se encontram consolidadas no mercado.
São bem-vindas soluções de IoT (Internet das Coisas) ou outras soluções e tecnologias com aplicabilidade ao desafio. As contribuições podem ocorrer por qualquer área do conhecimento, incluindo Engenharias de Materiais, Produção Elétrica, Mecatrônica, Naval e Química.
A Air Liquide é uma multinacional francesa que opera no Brasil desde 1945 e emprega aproximadamente 1.200 pessoas em mais de 70 localidades no país.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do evento. As inscrições estão abertas até 10 de junho.
Sobre a SciBiz
A SciBiz – Science meets Business – é a maior conferência de ciência e negócios da América Latina direcionada para executivos, startups, cientistas, investidores, estudantes e governos com o objetivo de reunir esses profissionais para que possam compartilhar conhecimento, criar soluções e gerar oportunidades de negócios para os verdadeiros desafios da sociedade e do mercado.
O evento é organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, contando com o apoio de diversas instituições acadêmicas, empresas e investidores, e com a parceria internacional da Triple Helix Conference neste ano.
Sobre a Universidade de São Paulo
USP – Universidade de São Paulo – é a maior universidade pública do Brasil. Fundada em 1934, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a instituição é muito reconhecida em território nacional e internacional, devido à excelência dos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, o talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais. A FEA USP completa 75 anos em 2021, sendo referência nacional e internacional ao nivelar sua atuação aos elevados padrões da Universidade de São Paulo e aliar o conhecimento da realidade brasileira aos referenciais e conhecimentos metodológicos das mais renomadas instituições internacionais, se destacando entre as demais na formação de economistas, administradores e especialistas contábeis e atuariais.
Triple Helix Conference
O conceito de Triple Helix foi iniciado na década de 1990 por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff que analisaram a mudança de um binômio predominante indústria-governo em uma Sociedade Industrial para uma relação tríplice universidade-indústria-governo (Triple Helix) na Sociedade do Conhecimento. O propósito da conferência é analisar este modelo e apresentar oportunidades de alcançar resultados de inovação para o bem socioeconômico por meio da colaboração de várias partes interessadas dentro da academia, indústria e governo.