Softex promove workshop sobre formação de mão de obra para a indústria de software e serviços de TI
A SOFTEX , com o apoio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPIN/MCTI), promove no próximo dia 28 de novembro, em São Paulo, a segunda edição do workshop “Formação e Capacitação de Mão de Obra para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI”.
A SOFTEX , com o apoio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPIN/MCTI), promove no próximo dia 28 de novembro, em São Paulo, a segunda edição do workshop “Formação e Capacitação de Mão de Obra para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI”.
A proposta do encontro, que ocorre como parte da programação do CONiTECH – Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação (www.conitech.com.br), é debater o cenário atual de escassez de profissionais qualificados, seu impacto na indústria e apresentar alternativas e projetos que vem sendo conduzidos no sentido de reduzir esse déficit.
“Se mantidas as condições atuais de crescimento de receita, produtividade e capacidade de contratação de pessoal, haverá um déficit de 280 mil profissionais assalariados exercendo ocupações mais diretamente relacionadas com software e serviços de TI (PROFSSs) em 2020. Este quadro de escassez de mão de obra pode vir a ter um custo elevado. Considerada apenas a parcela de riqueza gerada por PROFSSs, em um período de 12 anos (2009 a 2020), a perda da receita líquida pode atingir R$ 115,4 bilhões”, alerta Virgínia Duarte, gerente do Observatório SOFTEX, unidade de estudos e pesquisas da entidade, e uma das palestrantes do workshop.
O primeiro painel, coordenado por Virgínia Duarte, será marcado pelo lançamento dos “Cadernos Temáticos do Observatório SOFTEX – Mercado de Trabalho e Formação de Mão de Obra em TI” produzido pela equipe de pesquisadores do Observatório SOFTEX. Na publicação, elaborada com recursos MCTI/Sepin e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o desafio da escassez de mão de obra em TI é discutido a partir de uma visão sistêmica.
Após o intervalo, o workshop prossegue com o painel “Experiências Brasileiras na Formação de Novos Talentos”, coordenado por John Forman, presidente do Conselho Deliberativo da Riosoft, Agente SOFTEX no Rio de Janeiro. Participam do painel Edmundo de Souza e Silva, pesquisador da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Jeziel Montanha, presidente do Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft); Daniel de Oliveira, pesquisador da UnB; Carlos Correia, coordenador pedagógico da SUDOTEC; Leonardo Fávaro, gerente de projetos da SUDOTEC; e Sérgio Sgobbi, diretor da Brasscom.
O Blusoft conduz o programa Entra21 junto aos jovens de baixa renda do Vale do Itajaí. Na visão de seu presidente, Jeziel Montanha, fomentar a formação de técnicos e tecnólogos, principalmente entre famílias de menor poder aquisitivo, é uma das estratégias que podem ser adotadas para suprir a mão de obra básica que as empresas desenvolvedoras de software precisam. “Mas as capacitações precisam ser feitas em parceria com as empresas que contratam, pois somente desta forma o nível de contratação poderá chegar próximo a 100%”, complementa.
Sérgio Sgobbi, diretor da Brasscom, destaca a importância da criação de programas robustos de formação de recursos humanos alinhados e com a participação da iniciativa privada, visando ao atendimento das necessidades do mercado, com certificação reconhecida ao final do processo de capacitação. “Há uma desconexão tecnológica entre o que é ensinado nas universidades e o que é demandado pelas empresas. É fundamental uma mudança cultural para possibilitar uma coparticipação das companhias do setor no processo de aprendizado, a exemplo do que já ocorre na Alemanha e na Coréia, onde as empresas são salas de aulas laborais”, exemplifica.
A participação no workshop é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem realizar sua inscrição previamente no endereço http://www.sgce.nac.softex.br/sgce/noticia.php?id=597&rd=sgce%E2%80%9D%20target=%E2%80%9C_blank%E2%80%9D%3ELink%3C/a%3E, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone (19) 3731-7043. A confirmação da inscrição será feita eletronicamente.
Workshop “Formação e Capacitação de Mão de Obra para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI”
Data: 28 de novembro – Horário: das 13h30 às 18h30
Local: Transamérica ExpoCenter – Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – São Paulo
CONHEÇA A SOFTEX – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrize s: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação lo cal às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Fonte: Softex