Ecossistema

06/maio/2020

Solução pioneira no país reduz o desperdício e contribui para a sustentabilidade do ecossistema de Saúde

Plataforma de gestão com foco na atenção primária foi desenvolvida pela empresa iS4, associada que integra a Vertical Saúde da ACATE.

Implementar soluções inovadoras em saúde e contribuir para um sistema mais custo efetivo fazem parte do DNA da associada iS4 Saúde. A empresa é pioneira no Brasil no desenvolvimento de uma plataforma de gestão com foco na atenção primária: o Programa de Gerenciamento Musculoesquelético. A solução é destinada às Operadoras de Planos de Saúde Privado, que possuem custos elevados no setor ortopédico. Processos, pessoas e tecnologia movem o trabalho realizado pela associada, que faz parte da Vertical Saúde da ACATE.

O PGM reduz o desperdício e aumenta a resolutividade no manejo do paciente musculoesquelético, no modelo APS. A plataforma coleta informações da condição clínica e da conduta prescrita, faz o encaminhamento para a equipe assistencial e o acompanhamento para análise dos resultados alcançados. A partir dessas informações, são realizadas análises de fluxo, treinamentos e fornecidos relatórios gerenciais para tomadas de decisões assertivas.

A plataforma foi desenvolvida para oferecer sustentabilidade, satisfação e qualidade de vida. Além disso, é um modelo centrado no paciente e que agrega valor para todos os stakeholders envolvidos: desde o médico, o fisioterapeuta, e outros profissionais que prestam assistência. Para o CEO Co-founder Everton Campos, o objetivo é levar economia, evidência e segurança para todo o ecossistema de Saúde. “A melhor gestão é aquela baseada no data driven. Quando conseguimos oferecer informações – por exemplo, acompanhar toda a jornada do paciente – é possível ter ferramentas e conhecimento para tomar as melhores decisões”, reforça. Para este desafio, Campos explica que são utilizadas ferramentas de inovação, como o proms e prems, que trazem a voz do paciente para a tomada de decisões corretas para a jornada deste mesmo paciente.

Assista aos vídeos e conheça mais sobre a iS4 Saúde e sobre a solução apresentada.