Destaques

10/fev/2020

Startup incubada do MIDITEC está entre as 5 melhores do mundo

CogniSigns recebe premiação em Abu Dhabi no evento TIP Summit 2020

A CogniSigns, startup de impacto social, voltada a auxiliar na triagem, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais complexos — hoje focada em possíveis portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) — foi eleita como uma das cinco melhores startups de tecnologia para saúde do mundo. A startup que também é incubada do Programa MIDITEC, recebeu a premiação que aconteceu durante o evento do TIP Summit 2020, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, na primeira semana de fevereiro. O Ministro da Economia dos Emirados Árabes entregou o prêmio a Walmoli Gerber, diretor da Vertical Saúde, e também investidor da CogniSigns, que representou a empresa durante o evento.

Foram mais de 4 mil empresas inscritas para os desafios do TIP Summit 2020. A startup representa uma das 100 selecionadas, e a única empresa brasileira no evento.

“Um de nossos focos para 2020 é a internacionalização. Como propulsor, nossa solução se baseia em protocolos mundiais de saúde e tecnologia de sensoriamento emocional. Isso significa que as reações emocionais que captamos e transformamos em dados, são universais e não influenciáveis por aspectos culturais. Dessa forma, nossa tecnologia não necessita de adaptação para ser implantada em qualquer região do planeta. Assim, estamos entusiasmados com as possibilidades de colaboração conjunta com os Emirados Árabes Unidos, durante e após o evento.” compartilhou Leandro Matos, sócio da CogniSigns, antes da premiação.

Em seguida a startup receberá um aporte do Governo dos Emirados Árabes Unidos, realizado em duas etapas. “Neste primeiro momento, a CogniSigns receberá um valor pela seleção entre as cinco melhores, e posteriormente poderá receber novas rodadas e até ter a oportunidade de montar uma operação na cidade. A nossa empresa é incubada do MIDITEC, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, e essa conquista mostra o potencial de instituições como esta no desenvolvimento de empresas”, explicam Leandro Mattos e Andressa Roveda.

“Sabemos que o diagnóstico precoce (até os 3 anos de idade) ainda é uma utopia para todos os países, mesmo sendo fundamental para que o indivíduo possa lutar por inclusão social e funcional. Nossa participação no TIP Summit 2020 representa um importante reconhecimento da organização não só pela CogniSigns mas também pela causa Autista, além desse ser um grande passo rumo à democratização do acesso de nossa solução nos Emirados Árabes Unidos.” Andressa Roveda, co-fundadora da CogniSigns, comentou sobre o evento.

A incubada também anunciou em 2019 a vitória na missão do programa StartOut Brasil. O programa é desenvolvido pelo Governo Federal que representa e leva 15 empresas brasileiras por ano para missões internacionais, tendo sido a última edição de 2019 em Xangai, na China.