Polos Regionais

10/jun/2019

Startup lança programa inovador para prevenção de doenças crônicas

O GRIT oferece acompanhamento com especialistas e incentiva bons hábitos através de um sistema de gamificação

Nessa semana a GoGood, empresa de saúde corporativa, lançou o GRIT, um aplicativo focado exclusivamente na prevenção de doenças crônicas, por meio do estímulo à mudança de hábitos e comportamentos. O aplicativo oferece um programa de acompanhamento que inclui assistência individual com especialistas e pode ser adotado para uso corporativo ou pessoal. Para a primeira turma do programa, serão 26 participantes diagnosticados com hipertensão, diabetes ou alguma outra doença crônica.

O Ministério da Saúde divulgou a pesquisa Vigitel Brasil, que revelou que, em 10 anos, a obesidade passou a atingir de 11,8% para 18,9% da população brasileira. Os casos de hipertensão e diabetes também apresentaram crescimento, de 14,2% e 61,8% respectivamente. “Hoje em dia é possível usar a tecnologia para reverter esses números, e é isso que estamos buscando com o GRIT. Acreditamos que essas 26 pessoas podem ter uma qualidade de vida muito melhor apenas ajustando alguns hábitos, melhorando sua alimentação, estando conectados com outras pessoas que passam por desafios parecidos. Sentir pertencimento a um grupo é algo que pode ser transformador, e estamos oferecendo isso alinhado com a possibilidade de mudar de vida de verdade”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood.

Os selecionados para participar da iniciativa irão receber um programa de saúde com estratégias desenhadas individualmente por especialistas da área. Com duração total de um ano, o acompanhamento garante conversas individuais semanais com os especialistas, durante as 16 primeiras semanas, e dá a possibilidade de esses momentos serem mantidos após este período conforme necessidades específicas de cada paciente. “O foco deste acompanhamento personalizado é ajudar cada pessoa a chegar no seu objetivo, adotando novos hábitos que se adequem à rotina e aos valores de cada um”, explica Daniele Kallas, especialista do time do novo programa da GoGood. “O digital fará o importante papel de escalar o nosso atendimento e facilitar este acesso a todos os usuários, no entanto, nosso objetivo é criar um plano de desenvolvimento comportamental focado na individualidade de cada qual”, destaca Daniele.

Prevenção de diabetes

A criação do programa embasou-se no Diabetes Prevention Program (DPP), protocolo médico criado a partir de estudo internacional, apoiado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e do Rim (NIDDK) dos Estados Unidos. Ao longo de uma série de pesquisas realizadas com pacientes portadores de diabetes pelo mundo todo, foi cientificamente evidenciado que a mudança de comportamentos e hábitos pode ser mais eficiente na prevenção de doenças crônicas do que o uso de medicamentos, em diversos casos. Mudar hábitos inclui atacar diretamente alguns fatores de risco para diabetes e demais doenças crônicas, como tabagismo, consumo alimentar inadequado, sedentarismo e o excesso de bebidas alcoólicas. “Com foco na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, a GoGood se destaca no mercado brasileiro por ser totalmente voltado para a prevenção, e não para o tratamento das doenças. Nossa solução vem para transformar a vida das pessoas, de uma forma leve e tranquila, entendendo que mudanças de hábitos não são fáceis mas que, aos poucos, podem, sim, trazer ótimos resultados”, declara Bruno Rodrigues, fundador e CEO da GoGood.