Startup SmartSales é a nova aposta no setor de e-commerce
Estima-se que 1% dos usuários brasileiros irão fazer
Estima-se que 1% dos usuários brasileiros irão fazer alguma compra em lojas virtuais, aponta a Experian Hitwise. Ao invés de focar em quem já está interessado no produto, a SmartSales investe nos 99% dos potenciais consumidores, que por algum motivo estão abandonando o site. A nova startup do setor auxilia os e-commerces a recuperarem os clientes e aumentarem o potencial das suas lojas virtuais. A solução foi desenvolvida pela Avanti — empresa líder em soluções end-to-end (do produto ao usuário) para e-commerce e negócios digitais e que pelo crescimento, se transformou em uma spin-off da empresa.
Hoje, a Smartsales é uma startup que atua de maneira independente. Surgiu, literalmente, a partir das dificuldades que as lojas virtuais sofrem: alto custo em aquisição do usuário, taxa baixa de conversão, falta de verba para apostar em inovação e a dependência de diversas ferramentas para potencializar o tráfego da loja virtual. “A princípio, criamos uma ferramenta que veio com o propósito de ser um mix do que tinha de melhor no mercado, porém com todo nosso know how de e-commerce, mais inteligente e transparente para a gestão do lojista. Com o passar do tempo e a evolução em termos de funcionalidades, o SmartSales se tornou uma plataforma de funcionalidades para retenção, recomendação e recuperação de vendas, afirma Leonardo Machado, co-fundador e CMO da Smartsales.
A startup movimenta mais de meio bilhão de dados mensais, e está em constante aperfeiçoamento. Além de facilitar a gestão operacional do lojista por meio da inteligência de suas funcionalidades — vitrines, e-mails e alertas para cross selling e upselling, aumenta também o potencial da loja virtual. A empresa faz uso dos algoritmos e realiza uma análise de performance que auxilia o lojista a entender o tráfego do seu e-commerce. A plataforma SaaS (Software as a Service) da SmartSales auxilia os lojistas do segmento a recuperarem os clientes e aumentarem o potencial de suas lojas virtuais. Reúne diversas funcionalidades e, por meio delas, faz a recomendação de produtos e diminui a desistência e a recuperação dos possíveis compradores.
As razões para a desistência de uma compra são inúmeras, desde uma experiência ruim no site (UX) até problemas na hora do pagamento. “Nunca a frase ‘a concorrência faz a praça’ fez tanto sentido para nós. Surgimos devido a uma necessidade do mercado e uma brecha da concorrência, e é através desses pontos, que vamos buscando motivações e evoluindo cada vez mais nosso produto. Além de sempre estar lançando nossas funcionalidades, estamos também aplicando as integrações com diferentes plataformas de e-commerce e investindo nas variações do produtos para diferentes públicos e aplicações, complementa Machado.
Atualmente, a startup está desenvolvendo chatbots com inteligência de recomendações personalizadas para cada usuário e a integração de múltiplos pontos de contato por meio de um fluxo de relacionamento que contempla notificações onsite, e-mails, SMS e diversas outras formas de contato que pode variar de loja para loja, assim como para cada usuário que acessar o e-commerce. Entre os principais indicadores de desempenho da Smartsales estão a diminuição na taxa de rejeição em até 80%, aumento de até 30% no tempo médio da página, 10% de aumento na passagem de steps do funil de conversão e até 25% de recuperação de boletos vencidos.