Destaques

29/jun/2020

Startups do MIDITEC e StartLab têm projetos selecionados para o Batch #5 do Samsung Creative Startups

As startups escolhidas receberão cada, até R$ 200 mil reais. O programa, que já acelerou 42 startups nas edições anteriores, ainda prevê mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessorias, inclusive com profissionais da Samsung

As empresas CogniSigns, do MIDITEC, e a LotsApp, do StartLab, ambos programas estratégicos da ACATE, estão entre as 14 startups selecionadas pelo Samsung Creative Startups. O programa de aceleração da Samsung selecionou os projetos que vão participar do Batch #5, considerada a última etapa da edição deste ano, após a fase de pré-seleção, que contou com 40 startups de todo o Brasil.

As startups selecionadas são das cidades de Manaus (AM), Florianópolis (SC), Londrina (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), São Caetano do Sul (SP) e Itajubá (MG). A área mais contemplada pelas startups foi a saúde, com cinco projetos. Também foram escolhidas startups nas áreas de segurança, educação digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e controle parental.

“Participar do processo de capacitação e aceleração de startups tão promissoras é motivo de orgulho para a Samsung. Vemos cada vez mais pessoas interessadas em criar soluções para demandas de áreas tão importantes como a saúde e a educação, sempre explorando novas tecnologias e ideias inovadoras”, afirmou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

A fase de pré-seleção, realizada no mês de maio, contou com atividades 100% online. Os grupos passaram por workshops de Design Thinking com o departamento de User Experience da Samsung e depois apresentaram os projetos para a banca avaliadora. A sessão de pitching também aconteceu por videoconferência e ajudou a definir quais seriam as startups selecionadas para o Batch #5.

As startups escolhidas receberão cada, até R$ 200 mil reais, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática. O programa, que já acelerou 42 startups nas edições anteriores, ainda prevê mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessorias, inclusive com profissionais da Samsung.

Conheça mais detalhes sobre as 14 startups selecionadas para o Batch #5:

Startup: AppGuardian (www.appguardian.com.br)
Local: São Paulo (SP)
Tema: Parental Control. Solução tecnológica que ajuda pais e filhos a organizar a sua rotina no mundo digital. Inclui navegação segura, sistema de localização e controle de uso de aparelhos eletrônicos.

Startup: CAEx (http://studiocae.com/)
Local: São Paulo (SP)
Tema: Realidade Aumentada. Laboratórios virtuais completamente interativos e imersivos, para o ensino fundamental, tudo isso dentro de um dispositivo mobile e em realidade aumentada.

Startup: CogniSigns (www.cognisigns.com)
Local: Florianópolis (SC)
Tema: Saúde. Sistema que virtualiza protocolo mundial de perguntas para identificar crianças com sinais de autismo, auxiliando pais e cuidadores.

Startup: DriveOn (www.driveonauto.com/)
Local: Manaus (AM)
Tema: IoT. Com tecnologia Blockchain, gera score de comportamento de condutores de veículos que pode ser utilizado para seguradoras e empresas frotistas.

Startup: Gawa (http://gawa-ifam.000webhostapp.com/)
Local: Manaus (AM)
Tema: Educação. Plataforma gamificada seguindo modelo de jogos arcade e fliperamas para contribuir com a coleta seletiva e trabalhar a conscientização de descarte correto de lixo.

Startup: Lazu (https://lazu.org)
Local: Manaus (AM)
Tema: Educação. Plataforma de ensino que aproxima aprendizagem e leitura com conversas mais leves e conteúdos adaptados para o desempenho e a região do aluno, disponibilizada em dispositivo mobile.

Startup: Lenscope (http://lenscope.com.br)
Local: Campinas (SP)
Tema: Saúde. Aplicativo móvel que permite a tomada de medidas da face, para confecção de óculos remotamente.

Startup: LotsApp (https://lotsapp.io)
Local: Manaus (AM)
Tema: Segurança. Solução de mapeamento de riscos de conformidade de origem e cadeia de custódia na indústria têxtil para reduzir gastos e ampliar mercados.

Startup: Magroove (https://artists.magroove.com/)
Local: São Paulo (SP)
Tema: Inteligência Artificial. Plataforma que concentra ferramentas que um músico independente precisa para desenvolver a carreira, reduzindo o gap para o consumidor final.

Startup: Manaós Tech (www.manaostech.com)
Local: Manaus (AM)
Tema: Educação.Uso de Realidade Aumentada para maior engajamento dos alunos em conteúdos de pensamento computacional, lógica, programação, desenvolvimento de games e apps. E tudo isso atrelado ao conteúdo estabelecido pela BNCC.

Startup: NexAtlas (www.nexatlas.com)
Local: Itajubá (MG)
Tema: IoT. Facilita o acesso de pilotos a informações simultâneas de planejamento de rotas com imagens meteorológicas, economizando tempo e aumentando consideravelmente a segurança de vôo.

Startup: Preveni (www.preveni.com.br)
Local: Londrina (PR)
Tema: Saúde. Analisa o risco dos pacientes acamados de acordo com a Escala de Braden e emite avisos indicativos, automatizados e parametrizados para a mudança de decúbito para otimizar o trabalho dos hospitais e evitar escaras.

Startup: SleepUp (www.sleepup.com.br)
Local: São Caetano do Sul (SP)
Tema: Saúde. Tratamento remoto, virtual e personalizado para insônia, com maior acessibilidade, custo-benefício e sem uso de medicamentos.

Startup: Work-Right Startup
Local: Manaus (AM)
Tema: Saúde. Roupa equipada com módulos/sensores para captar a posição e o movimento feito naquela parte específica do corpo. Pode ser utilizado por atletas para monitoramento da correto movimento de atividade física.

Fonte: Samsung