Tecnologia da Dígitro auxilia operadoras de saúde a fornecer informações aos consumidores
Quando um beneficiário exige informações a respeito da cobertura de um determinado procedimento médico e recebe uma negativa, as operadoras devem repassar a informação e fazer o devido arquivamento dos dados de atendimento por um período de até 90 dias, em meios impresso e/ou eletrônico. Essa é apenas uma das várias recomendações dispostas na Resolução Normativa de n. 395/16, reforçada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2018. Para resguardar os direitos do beneficiário, além de proteger a guarda, arquivamento, gravação e registro dessas informações, como determina a RN, operadoras podem recorrer à tecnologia por meio do uso de ferramentas de speech-to-text para reconhecimento de fala e transcrição. O STT da Dígitro é uma delas. A solução capta as informações de áudio e as transcreve com rapidez, além de permitir editar e revisar o material transcrito.
O STT da Dígitro poderá auxiliar as operadoras na digitalização do atendimento ao consumidor e na transcrição do áudio obtido. Dessa forma, poderá manter seus registros atualizados, com o uso do texto transcrito para indexação em outros sistemas que utilizar. A medida viabiliza análises e otimizações de discurso, processo de atendimento, temperatura e similares. O software permite armazenar a baixo custo o conteúdo em formato de texto, descartando o arquivo após o período determinado pela resolução normativa. O registro em formato de texto permite, ainda, a otimização do processo de atendimento, uma vez que análises de discursos (trocados entre empresa e cliente) são facilitados via formato texto. Associado a outros recursos, como Analytics, o STT auxilia na tomada de decisão, tanto na melhoria do serviço ofertado aos beneficiários quanto no próprio negócio, para avaliação de mercados concorrentes, dentre outras análises.
Outros benefícios do STT — O uso deste tipo de tecnologia também possibilita um aumento da confiança entre as partes, beneficiários e operadoras de saúde. Isso porque a ferramenta permite o envio rico (exportação) do áudio sincronizado, junto com o texto transcrito, em um player (tocador), que pode ser disponibilizado em portais cujo acesso (e busca) de chamados seja feito exclusivamente pelo consumidor, que poderá ouvir e ler o atendimento recebido, por exemplo.
A ferramenta é útil para ajudar na transcrição da documentação de informações, seja de ligações, reuniões, entrevistas, audiências, entre situações diversas. Diferente de outros softwares disponíveis no mercado, o STT da Dígitro foi desenvolvido com foco na língua portuguesa do Brasil. Possui áudio multicanal, diferenciando mais de dois locutores em uma mesma conversa. A ferramenta contempla diferentes formatos de mídia, como WAV, MP3, M4A, WMA, FLAC, OGG, MP4 e AVI, e faz o sincronismo entre áudio e texto. Sua infraestrutura suporta a coleta e gravação de áudio, transcrição automática e edição do texto, garantindo o sigilo total das informações.
Sobre a Dígitro Tecnologia
A Dígitro Tecnologia está no mercado desde 1977 desenvolvendo soluções de inteligência e comunicação corporativa. Atualmente conta com soluções Software as a Service (SaaS), além de seu portfólio on premise, utilizadas por organizações brasileiras e internacionais. Com sede em Florianópolis, a empresa é pioneira no mercado de tecnologia e inovação, além de ser 100% brasileira. Tem atuação nos seguintes países da América Latina: Paraguai, Uruguai, Peru, Argentina e Colômbia. Mais informações pelo site www.digitro.com.