Destaques

29/jul/2020

Tecnologia da informação é utilizada por empresa associada para auxiliar operadoras de planos de saúde na melhoria do IDSS

A empresa Blendus, de base tecnológica, oferece soluções para a qualificação de dados regulatórios em saúde suplementar

Há vinte anos no mercado, a empresa Blendus atua na governança de dados regulatórios para o setor da saúde suplementar. O sistema Gestor IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, principal solução da Blendus, reúne um conjunto de algoritmos focados na validação das informações de atenção à saúde do Padrão TISS – Troca de Informação de Saúde Suplementar, ao detectar inconsistências e simular os resultados do IDSS. Pela análise dos dados, é possível determinar o nível de conformidade da operadora ao Padrão TISS e, principalmente, evitar prejuízos nos indicadores assistenciais em decorrência da baixa qualidade nos dados das guias TISS. Associada à ACATE, a Blendus participa da série Pílula de Conhecimento, da Vertical Saúde.

O modelo de saúde no Brasil tem atritos e apresenta muitos problemas, como pontua Flávio Exterkoetter, diretor médico da Blendus. Para ele, a transformação digital da saúde é essencial para o desenvolvimento das operadoras de saúde no país, pois a partir da tecnologia da informação é possível gerir dados mais confiáveis e consistentes para entender as melhores oportunidades para os rumos do negócio. A Governança de Dados, aplicada aos processos das instituições de saúde, garante informações de qualidade que podem ser utilizadas com maior assertividade em projetos de inovação, como uma boa gestão da saúde populacional ou a utilização de dados consistentes em projetos de inteligência artificial.

A qualidade das informações beneficia todos os envolvidos na gestão da saúde, desde o paciente, prestadores e até a própria instituição, segundo Exterkoetter. Dessa forma, é possível ter maior precisão nas avaliações e decisões baseadas em dados.

Saiba mais sobre a Blendus e a solução tecnológica que a empresa oferece: